Olho no Clima

Inmet emite alerta de tempestade com ventos fortes em 4 estados

Risco de alagamentos e queda de árvores em SP, SC, PR e MS

Tempestade Foto: Pixabay
Tempestade Foto: Pixabay

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado, 14 de setembro, um alerta de perigo para tempestades com ventos fortes em diversas regiões de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O alerta prevê riscos de alagamentos, queda de árvores e corte de energia. Brasília

Resumo da Notícia

  • Inmet emitiu alerta de tempestade para SP, SC, PR e MS.
  • Ventos podem atingir até 100 km/h e chuvas de até 60 mm/h são esperadas.
  • Risco de corte de energia, queda de árvores e alagamentos.
  • O alerta se estende até domingo, 15 de setembro.

O que está acontecendo?

Hello Bet
Hello Bet

O Inmet publicou um alerta laranja neste sábado, 14 de setembro, para fortes tempestades que podem atingir estados do Sul e Sudeste do Brasil. Entre as áreas afetadas estão quase todo o estado do Paraná, a região norte de Santa Catarina, incluindo o Vale do Itajaí, e o litoral sul de São Paulo. Em Mato Grosso do Sul, as regiões sudoeste e leste também estão em alerta.


LEIA TAMBÉM

O instituto informa que as tempestades podem trazer chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 mm/h, além de ventos que podem chegar a 100 km/h. As consequências previstas incluem queda de árvores, estragos em plantações e até mesmo interrupção no fornecimento de energia.

Regiões sob alerta

O alerta é válido para o estado do Paraná, principalmente no norte e oeste, além da parte norte de Santa Catarina. Em São Paulo, o litoral sul e as regiões de Presidente Prudente e Assis estão sob risco. Já no Mato Grosso do Sul, os alertas são para as áreas do sudoeste e leste.

Além dessas áreas, o Inmet emitiu um aviso de “perigo potencial” para partes do Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. Este alerta também expira no domingo.

Perguntas Frequentes sobre o Alerta de Tempestades do Inmet

Quais são os riscos esperados com as tempestades?
De acordo com o Inmet, há risco de alagamentos, queda de árvores, estragos em plantações e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Quais regiões estão em alerta?
O alerta cobre São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, com destaque para o litoral sul paulista, o Vale do Itajaí em SC e grande parte do Paraná.

Qual a intensidade das chuvas e ventos?
Chuvas de 30 a 60 mm/h e ventos que podem chegar a 100 km/h são esperados nas regiões em alerta.

Até quando o alerta é válido?
O alerta do Inmet é válido até domingo, 15 de setembro de 2024.