Mobilidade

Investimentos no Aeroporto de Belém ampliam capacidade de voos para o Círio e a COP30

Com R$ 450 milhões investidos, aeroporto é modernizado para receber turistas, ampliar voos e deixar legado para a Região Norte

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Investimentos no Aeroporto de Belém ampliam capacidade de voos para o Círio e a COP30 - Foto: Divulgação

Belém está pronta para receber milhares de turistas e devotos que desembarcam na capital paraense para participar do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Neste ano, os visitantes encontram um Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) mais moderno, seguro e eficiente, graças aos investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com a concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA).
 

Entre os dias 9 e 13 de outubro, estão previstos 461 voos comerciais e a movimentação de mais de 70 mil passageiros, o que representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024, quando o terminal registrou 63.596 viajantes. O aumento reflete os efeitos diretos das obras de ampliação e modernização da infraestrutura aeroportuária, que proporcionam mais conforto, agilidade e segurança para quem chega à cidade durante o período do Círio.
 

Sob a gestão da NOA, o aeroporto recebeu R$ 450 milhões em investimentos na Fase 1-B do contrato de concessão. As melhorias abrangeram áreas operacionais, salas de embarque e sistemas de segurança, em um plano que também contempla a preparação da cidade para a COP30, em 2025. A meta é deixar um legado de infraestrutura moderna e eficiente para Belém e toda a Região Norte.
 

“Os investimentos em portos e aeroportos da Região Norte representam não apenas melhorias pontuais na infraestrutura, mas um passo decisivo para o desenvolvimento integrado da Amazônia. Cada obra entregue amplia a conectividade, fortalece o turismo e cria novas oportunidades para a população. O Círio de Nazaré simboliza essa transformação: é a fé que move as pessoas, e é o investimento público que move o desenvolvimento”, afirma o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
 

Para dar conta do aumento na demanda, 20 voos extras foram programados, com destinos para Macapá (AP), Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), ampliando a conectividade aérea da capital paraense e facilitando o acesso de turistas e peregrinos vindos de diferentes regiões do país.
 

“A nossa expectativa com o novo aeroporto é, além de mais conforto e segurança, a possibilidade das rotas serem ampliadas, para que possamos viajar com mais facilidade para o Brasil e outros países e também receber as pessoas que vêm de fora para conhecer o que o Pará tem a oferecer durante o ano inteiro”, declara a moradora local Lorena Palheta.
 

Costa Filho conclui projetando mais oportunidades para a cidade. “Com os investimentos recentes, o aeroporto e a cidade estão prontos não apenas para receber os devotos da 233ª edição do Círio, mas também para projetar Belém como uma referência em mobilidade, sustentabilidade e hospitalidade na Amazônia”.
 

O Círio de Nazaré, que em 2024 atraiu mais de dois milhões de pessoas às ruas de Belém, é também um dos principais motores da economia paraense. Além de fortalecer a cultura local, o evento movimenta o turismo, gera milhares de empregos temporários e impulsiona setores como hotelaria, alimentação e comércio.

Assuntos:
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.