Risco de intoxicação

"Maré Vermelha" coloca litoral do sudeste em alerta

Depois de ser registrada em Santa Catarina, fenômeno pode chegar às praias paulistas

Fenômeno Mar Vermelho ao lado de trecho com a água em tonalidade normal
Foto: Pok Rie/pexels

Embora muitos pensem que se trata de política, “Maré Vermelha” é um fenômeno que deixa a água alaranjada e, em julho, foi avistado em Florianópolis e Balneário Camboriú. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), foi resultado da proliferação de microalgas na água, deu muita dor de cabeça por lá e agora que está tirando o sono de muita gente também no litoral de São Paulo.

Hello Bet
Hello Bet

No caso, a prefeitura de Peruíbe está preparada para uma possível ocorrência do fenômeno. O Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica declarou que até foi foram registrados casos de alga tóxica até o momento, mas a cidade está preparada.

“Em qualquer ocorrência, o setor orienta entrar em contato e, em caso de pacientes sintomáticos, a Vigilância informa que os profissionais já estão alertados e preparados para atender qualquer caso de diarreia que venha a ocorrer em razão de contato com estas algas”, informa a nota.

Por que o medo da “Maré Vermelha”?

É um fenômeno que ocorre como consequência da fotossíntese das microalgas presentes no oceano, que pode durar entre 12 e 48 horas. Elas provocam a intoxicação dos banhistas por meio do consumo de frutos-do-mar contaminados, além de irritação respiratória em função das toxinas presentes no ar.

No início do ano, o fenômeno foi registrado em Alagoas e Pernambuco, fazendo com que mais de 300 banhistas procurassem atendimento médico.


LEIA TAMBÉM

Os principais sintomas são: náusea, tontura, dor abdominal, dor de cabeça e diarreia. A recomendação, é evitar permanecer em trechos de praia em que o mar apresente coloração e odor diferente e informar os órgãos ambientais sobre a ocorrência.

O fenômeno também é registrado em outras partes do planeta, como Japão e Austrália, e é favorecido pelas mudanças climáticas.