Curitiba – O Ministério Público Federal emitiu recomendação ao Exército, Polícia Militar e prefeitura de Curitiba para implementar capacitação sobre nazismo. A medida surge após investigação sobre uso de símbolo nazista em desfile de 7 de setembro de 2023.
O documento propõe parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba para criar um programa permanente de formação. As instituições têm 15 dias para informar as ações adotadas.
Confira a Íntegra da recomendação
Origem da investigação
A recomendação do MPF foi motivada pela presença de um veículo com a Balkenkreuz, símbolo militar alemão usado entre 1940 e 1945, no desfile da Independência. Esse carro participou de ao menos cinco eventos similares na cidade.
Polêmica envolvendo policial
Uma reportagem exclusiva revelou que Laércio Turra, ex-proprietário da réplica do veículo nazista, recebeu em 2020 uma medalha do Exército. A honraria, concedida pelo então comandante general Edson Pujol, homenageava a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Justificativa do policial
Turra alegou que o veículo homenageava o “Caroço dos Pracinhas”, um carro alemão supostamente capturado por americanos e cedido à FEB na Itália em 1944. Ele afirmou: “Nosso intuito sempre foi enaltecer os pracinhas e os aliados, sempre foi isso, nada mais que isso”.
Importância da capacitação
O treinamento proposto pelo MPF visa prevenir futuros incidentes e educar sobre a história e símbolos do nazismo. Essa iniciativa busca, portanto, evitar a propagação inadvertida de ideologias extremistas em eventos públicos.
Entenda o caso: Símbolos nazistas em desfiles militares
- Balkenkreuz: Símbolo militar alemão usado na Segunda Guerra Mundial
- Desfile de 7 de setembro: Evento onde o símbolo foi exibido em Curitiba
- MPF: Órgão que emitiu a recomendação de capacitação
- Museu do Holocausto: Parceiro proposto para o programa de formação
- Exército e PM: Instituições alvo da recomendação
Com informações do MPF