Coldplay e Skank confirmados no Rock in Rio

 

A programação da edição 2011 do Rock in Rio tem mais duas grandes atrações anunciadas: Coldplay e Skank. A banda britânica liderada por Chris Martin vem ao Brasil mostrar por que é uma das mais queridas e bemsucedidas do mundo inteiro, com mais de 50 milhões de álbuns vendidos na bagagem. O grupo, assim como o Skank, assumirá o Palco Mundo, na nova Cidade do Rock, no Dia do Rock Alternativo (1º de outubro), penúltima noite do evento, que volta a ser realizado em terras brasileiras entre 23 de setembro e 2 de outubro do ano que vem. Nos próximos meses, a organização do Rock in Rio apresentará os outros nomes nacionais e internacionais que tocarão na mesma data nos palcos Sunset e Mundo.

 

Formado por Chris Martin (vocal/ piano), Jonny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria) em 1998, em Londres, o Coldplay estourou em 2000 com a balada “Yellow”, do álbum de estreia Parachutes, lançado no mesmo ano. O sucesso alcançou o topo das paradas, impulsionou as vendas do disco, que teve mais de cinco milhões de unidades comercializadas, projetou o quarteto internacionalmente e rendeu o primeiro dos seis Grammys (Melhor Álbum de Música Alternativa) que o Coldplay conquistaria ao longo da década. Com seu rock ao mesmo tempo suave e vigoroso, a banda londrina gravou uma série de discos e hits responsáveis por lotar seus shows, no início em casas pequenas, hoje em grandes estádios. Em 2002 lançou A Rush of Blood to the Head, com canções como “The Scientist”, “Clocks” e “In My Place”. Na sequencia, em 2005, veio X&Y, com “Fix You”, “The Hardest Part”, “Talk” e “Speed of Sound”. Produzido por Brian Eno, seu mais recente trabalho, Viva la Vida or Death and All his Friends, de 2008, tem no repertório músicas como “Violet Hill”, “Viva La Vida” e “Lost”. Os shows da turnê do álbum foram assistidos por cerca de 2,75 milhões em 25 países.

Na mesma noite, o Palco Mundo recebe os mineiros do Skank. A banda, que completa 20 anos em 2011, traz na bagagem 11 álbuns lançados, mais de 5,5 milhões de discos vendidos e uma série de hits como “Jackie Tequila”, “Garota Nacional” – sucesso inclusive na parada espanhola -, “Resposta”, “Saideira”, “Balada do Amor Inabalável”, “Dois Rios”, “Vou Deixar” e “Ainda Gosto Dela”, do último disco de estúdio, Estandarte, lançado em 2008. Hoje, Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferreti (bateria) formam um dos grupos pop mais importantes do Brasil. Este ano, o Skank lançou o CD, DVD e Blu-Ray Multishow Ao Vivo – Skank no Mineirão, registro do show lotado que gravaram em junho, no Estádio do Mineirão, na Pampulha, em Belo Horizonte, com público superior a 50 mil pessoas.