Ana de Hollanda fala sobre Vale-Cultura e Praças do PAC

O programa Bom Dia Ministra desta quinta-feira (27/01) entrevista a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A ministra falará sobre o Vale-Cultura, Praças do PAC e criação da Secretaria de Economia Criativa. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

 
Nesta sexta-feira (28), o Ministério da Cultura divulga um manual técnico que será necessário para implementação das Praças do PAC, nos municípios que foram selecionados. As praças do PAC são centros inovadores de cultura, esporte, lazer, cidadania e inclusão digital em territórios de baixa renda e vulnerabilidade social. As áreas escolhidas contarão com cineteatros, bibliotecas, telecentros, quadras poliesportivas cobertas, CRAS, salas multiuso, espaços infantis, pistas de skate, entre outros. O objetivo é reverter o baixo número de equipamentos culturais em áreas carentes, especialmente em regiões metropolitanas e nas cidades pequenas e de médio porte.
 
A ministra também falará no programa sobre o Vale-Cultura. Primeiro mecanismo de fomento ao consumo de cultura, o benefício será concedido a todos os trabalhadores com o objetivo de garantir meios de acesso e participação nas diversas atividades culturais desenvolvidas no País. O Vale-Cultura, similar ao já conhecido tíquete-alimentação, será disponibilizado preferencialmente por cartão magnético para utilização no consumo de bens e serviços culturais. O Vale-Cultura está em última etapa de votação na Câmara dos Deputados.
 
Outro tema em pauta será a criação de uma Secretaria da Economia Criativa. Na última semana, a ministra da Cultura definiu a equipe com que vai implementar as políticas culturais do governo da presidenta Dilma Rousseff. Uma mudança estrutural é a criação da Secretaria de Economia Criativa.
 
O Programa Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela NBr TV e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República (www.imprensa.planalto.gov.br). Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.