Luis Fernando Verissimo e banda estão no foco do Ensaio

No Ensaio deste domingo (30/1), às 23h, na TV Cultura, Fernando Faro recebe o grupo Jazz 6, liderado pelo escritor, humorista, cronista, jornalista e músico Luis Fernando Verissimo.

 
O sexteto de jazz com cinco integrantes, do sempre bem humorado escritor (sax alto), promove a integração entre o famoso ritmo norte-americano e a música brasileira dos anos 60. Jorge Gerhardt (contrabaixo), Luiz Fernando Rocha (trompete), Adão Pinheiro (piano) e Edson Espíndola (bateria) completam o conjunto, que já está em seu quarto CD intitulado Four. O sexto integrante, que deixou o grupo, nunca foi substituído e a Jazz 6 se tornou "o menor sexteto do mundo", brinca Verissimo.
 
No programa, ele diz que sempre gostou de jazz, mas que seu interesse aumentou quando foi morar nos Estados Unidos. Para ele, Charlie Parker é o grande nome do estilo musical, mas também fala de outros grandes jazzistas americanos, como Miles Davis.
 
"O único metido a músico da banda sou eu", diz. O escritor fala ainda das lembranças que tem do pai, Érico Verissimo, e da admiração que tinha por ele como autor. Diz que assim como ele, o pai "não gostava muito de falar, mas dava muito valor à família".
 
No repertório, músicas como Four, Samba de Verão, Fantasia for Drums, Wave, A Rã, Lucius Lu, entre outras, dão o tom do programa.