João Jardim e Julia Lemmertz discutem o filme 'Amor?', coproduzido pelo GNT, no ‘Marília Gabriela Entrevista’

Júlia Lemmertz faz parte do elenco de "Amor?" (Foto: Heloísa Passos)
Júlia Lemmertz faz parte do elenco de "Amor?" (Foto: Heloísa Passos)

O programa “Marília Gabriela Entrevista” deste domingo, dia 24, traz dois nomes fortes do meio artístico para dividir a bancada: a atriz Julia Lemmertz e o diretor João Jardim, que trabalham juntos no filme “Amor?”, uma produção realizada em parceria com o canal GNT. O filme retrata histórias amorosas marcadas por algum tipo de violência.

João Jardim, diretor renomado de documentários, chegou a Hollywood esse ano, na maior festa do cinema, concorrendo com “Lixo Extraordinário”, do qual foi codiretor. Julia Lemmertz, filha de Lineu Dias e Lílian Lemmertz, faz jus ao nome e se tornou uma das atrizes mais conceituadas de sua geração, com 45 produções na TV, 30 filmes e 11 peças teatrais.

Gabi pergunta sobre a vontade de fazer um filme com temática tão delicada quanto a de “Amor?”. João responde que sempre nos noticiários são exibidos os finais trágicos dessas histórias, mas nunca é passado o que houve por trás. “Eu queria fazer um filme que fizesse essa transição entre a primeira parte (de uma história de amor), a primeira crise de ciúmes e a facada”, diz João.

Julia afirma que em uma história de amor “não existe só o vilão e a vítima, existe uma cumplicidade”. O longa, gravado em uma fazenda, reproduz oito histórias, gravadas em close-up, sem nenhum ensaio. “Eu tinha essa nítida sensação de que precisava ser bom só uma vez”, afirma o diretor.

O longa, mesmo antes da estreia, foi exibido para algumas plateias, e tanto protagonista quanto diretor ficaram surpresos com a comoção que as histórias causaram. “Ver esse tipo de amor, que passa por desvios, retratado na tela, é libertador para quem assiste”, diz Julia.

Muito distante dos casos que retrataram no filme, tanto João quanto Julia possuem histórias de amor felizes. João é casado com a cineasta Carla Camurati e Julia com o ator Alexandre Borges. Ela afirma que nem sempre tudo está maravilhoso, porque casamentos nunca são fáceis, mas todo o resto consegue superar aquele momento de insatisfação. “Você precisa saber que mais do que qualquer coisa, você quer ficar com a pessoa. É amor!, com exclamação”, conclui a atriz, apoiada por João.

Frase de Julia Lemmertz: “Anda sempre tão presente o tormento comigo, que eu mesmo sou o perigo”

Frase de João Jardim: “O melhor da vida são as coisas simples”