Globo de Ouro 2014: Trapaça é o grande destaque

No último domingo (12), a Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood premiou os destaques do cinema e da TV, com a entrega do GLOBO DE OURO.

Cine-Visto

No último domingo (12), a Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood premiou os destaques do cinema e da TV, com a entrega do GLOBO DE OURO. Farei, aqui, uma breve análise dos prêmios relativos ao cinema.

Melhor Trilha Sonora Original

*All is Lost

O filme, ainda inédito por aqui, não era favorito ao prêmio. Isso graças a um simples fato: quase não há trilha! Mas acredito que o prêmio tenha sido dado pela originalidade, não pela beleza em si da trilha. Sempre valorizo quando há harmonia entre os elementos do filme. Quando um elemento se destaca de maneira exorbitante dos demais, é porque algo está errado. Não é o que acontece no filme premiado, por isso não era tão esperado.

image08

Melhor Canção Original

*”Ordinary Love” (U2) – Mandella: Long Walk to Freedom

A canção era a grande favorita ao prêmio e com razão. Confesso que torcia por Let it Go, de Frozen, mas não há como negar que a música premiada é de qualidade ímpar. Confira abaixo:

<iframe width=”640″ height=”360″ src=”//www.youtube.com/embed/XC3ahd6Di3M?feature=player_detailpage” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Melhor Animação

*Frozen

Não havia como não premiar a melhor animação de 2013. O filme é um primor! Belas canções, imagens lindíssimas, personagens cativantes e um roteiro muito interessante. Os concorrentes não tinham a menor chance. Os Croods não tem o glamour suficiente, e Meu Malvado Favorito 2 é engraçado e só. Frozen é o grande favorito ao Oscar.

image09

Melhor Atriz Coadjuvante

*Jennifer Lawrence – Trapaça

O trabalho da atriz é tão bom que me pegava dizendo da personagem: “Mas que mulher chata!” E é verdade. Dentro do elenco de estrelas de Trapaça, a personagem da premiada era a única que não entrava no perfil de trapaceiros do filme. Rosalyn é a esposa possessiva de Irving, personagem de Chiristian Bale, e que acaba causando uma reviravolta na trama. Prêmio merecido. Jennifer Lawrence, com apenas 23 anos, já é uma realidade em Hollywood.

image02

Melhor Ator Coadjuvante

*Jared Leto – Clube de Compras Dallas

Ainda não vi o filme e não tem como avaliar se foi merecido ou não, mas posso dizer que nunca gostei muito do trabalho de Leto. Pode ser que realmente esteja bem no filme, afinal desbanca os concorrentes não era fácil. Qualquer um dos outros quatro me agradaria. Achei uma seleção de atores muito boa. Correrei para ver o filme colocar uma análise completa aqui.

image01

Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical

*Amy Adams – Trapaça

Um prêmio que me agradou bastante. Sempre torço pela atriz. Gosto de quase tudo o que ela faz. É carismática, bonita, fotografa bem e é muito talentosa. Em Trapaça,  ela é sócia e amante do personagem de Bale, ou seja, uma grande trapaceira.

image03

Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical

*Leonardo DiCaprio – O Lobo de Wall Street

Não é nenhuma surpresa para ninguém o quanto sou admirador do trabalho de DiCaprio desde Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador. É, sem dúvidas, o melhor ator de sua geração. Este ano recebeu sua décima indicação ao Globo de Ouro e venceu pela segunda vez. Em seu novo trabalho, Leonardo se une pela quinta vez ao diretor Martin Scorsese, para interpretar Jordan Belfort, um corretor de títulos da bolsa norte americana, que entrou em decadência no final dos anos 90. Será que dessa vez vem o Oscar para ele?

image07

Melhor Atriz em Filme Dramático

*Cate Blanchett – Blue Jasmine

Arrisco-me a dizer que a atriz é a melhor na atualidade em Hollywood. Não há nada que Cate não consiga fazer. Nesse filme, dirigido por Wood Allen, ela vive uma mulher que, após perder toda sua fortuna graças ao trabalho ilegal do ex marido, resolve recomeçar a sua vida em um bairro mais humilde junto da irmã. Posso afirmar que o filme é Cate Blachett. O trabalho dela é primoroso. Ela consegue deixar o filme melhor do que realmente é. Ganhou o prêmio com muita justiça e, dificilmente, perderá o Oscar.

image06

Melhor Ator em Filme Dramático

*Mattew McConaughey – Clube de Compras Dallas

O ator protagoniza o filme vivendo Ron Woodroof, um eletricista texano que é diagnosticado com AIDS. O personagem começa uma luta contra a indústria farmacêutica, e, na busca por tratamentos alternativos, acaba se envolvendo com drogas. McConaughey é outro ator que tenho implicância. Mas a verdade é que, depois de passar muito tempo da vida interpretando papeis vazios, ele vem demonstrando talento, o que me deixa ainda mais curioso quanto a esse filme.

image04

Melhor Roteiro

*Spike Jonze – Ela

O filme tem uma ideia muito interessante, o que, com certeza, levou os votantes a escolher esse roteiro para premiar. Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia. É um filme que merece ser visto.

image05

Melhor Diretor

*Alfonso Cuarón – Gravidade

Surpreendi-me com a vitória do diretor mexicano, já que o filme estava sendo esquecido.  Aqui mesmo no CINE VISTO, já havia declarado o quanto achei fantástico o trabalho do diretor nesse surpreendente filme. Afinal, não é fácil realizar um trabalho onde a trama se passa toda no espaço sideral com apenas dois atores. Cuarón consegue fazer o espectador sentir de verdade. Esse prêmio deixou uma pulga atrás da orelha para aqueles que querem fazer suas apostas ao Oscar.

image10

Melhor Filme de Comédia ou Musical

*Trapaça

Irving Rosenfeld (Christian Bale) é um grande trapaceiro, que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams). Os dois são forçados a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper), infiltrando o perigoso e sedutor mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo.Com três prêmios o filme se torna o maior vencedor da noite, o que o coloca de vez na corrida pelo Oscar. Gostei bastante, mas não o acho tão original. A fórmula é a mesma utilizada em outros filmes com tema parecido, mas não compromete a qualidade. O elenco é a força dessa produção. Em breve, estarei fazendo análise completa aqui.

image11

Melhor Filme Dramático

*12 Anos de Escravidão

Para mim, o melhor filme entre todos os que concorriam. Esta história, baseada em fatos reais, apresenta Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Ele é resgatado apenas doze anos mais tarde, por um advogado (Brad Pitt). Poucas vezes me interessei de verdade por um filme com o tema “escravidão”, como me interessei por esse. O trabalho dos atores é maravilhoso, a direção é soberba e a produção é genial. Tomara que chegue com fôlego ao Oscar. O Globo de Ouro foi merecido e um Oscar também seria.

image12