MARVEL COMICS: A HISTÓRIA SECRETA

Apesar do Batman sempre ter sido meu herói favorito, o universo que sempre prendeu mais minha atenção foi o Universo Marvel.

letreiro

Um hábito que sempre nutri foi a pesquisa, a descoberta de como algo foi feito. Tudo que foi fundamental para minha formação cultural e de identidade despertou minha curiosidade de saber mais sobre aquilo que entretinha. Quadrinhos, cinema, música (rock especificamente), tudo mexia com minha cabeça e sempre que saia um livro que tratasse do assunto era alvo de minha fome literária. E digo isso porque a dica de leitura da semana é justamente um livro que trata justamente de um desses temas que faziam minha cabeça quando era garoto.

Já disse aqui nessa coluna como os quadrinhos foram importantes na formação do meu gosto pela leitura. Lia praticamente todas as narrativas de super-heróis, mas sempre tive os meus preferidos, e apesar do Batman sempre ter sido meu herói favorito, o universo que sempre prendeu mais minha atenção foi o Universo Marvel. É sobre essa editora e o surgimento dessa mitologia que trata o livro que leio atualmente: Marvel Comics: A História Secreta, mostrando como uma pequena editora de Nova York que produzia westerns e outras linhas editoriais foi se tornando no que ficou conhecido como Casa das Ideias.

Marvel Comics
Marvel Comics

A obra tem como fator positivo o fato de não esconder as personalidades de seus fundadores e artífices. Com requinte histórico, traça um painel da sociedade americana durante a segunda metade do século XX e a transformação de um gênero narrativo menor e voltado para o público infantil e volátil numa indústria de entrenimento lucrativa e feroz. A busca por lucro, o roubo de ideias, plágios, aliciamento de artistas das concorrentes, todo o lado sujo do negócio estão lá e, claro, a fogueira das vaidades como é típico em todo meio onde o ego prevalece. Quanto aos personagens, o autor Sean Howe nos apresenta a uma face menos idealizada e heróica de nomes como Stan Lee, Jack Kirby, Steve Dikto e tantos outros que fizeram da Marvel a (para mim, pelo menos!) melhor editora e com os heróis mais interessantes do mundo dos quadrinhos.

Mas o melhor do livro fica por conta do que realmente importa a qualquer fã: como os personagens foram criados. A principal característica da Marvel em comparação a DC Comics, sua principal concorrente, é que os personagens são muito próximos do mundo real, eles vivem em Nova York, Londres e outras cidades conhecidas, suas aventuras ocorrem em outros mundos, porém, quando ocorrem na Terra, tem como cenário que estamos habituados a ver e conhecemos bem. Além disso, todos os heróis têm fragilidades emocionais como qualquer pessoa, os seus super-poderes muitas vezes tornam-se fardos a carregar, é o garoto que negligencia uma assalto e se sente culpado pela morte do tio, o empresário armamentista que usa sua fortuna para se manter vivo e combater a indústria que o enriqueceu, o patriota deslocado no tempo e que tenta achar sentido em seu patriotismo, ou seja, todos deuses com pés de barro. Até as questões politico-ideológicas por trás das histórias são mostradas abrindo a intimidade desse universo tão rico e fascinante, que pode ser considerado como a mitologia da era contemporânea.

E essa então é a dica da semana. Aos seguidores desta coluna, nas próximas duas semanas trarei os livros que falam de música e cinema. Um abraço e até a próxima.

[email protected] / @kajotha