Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário - Decepcionante

Cena de Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário
Cena de Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário

O filme foi lançado a fim de comemorar os 40 anos de carreira do criador de Os Cavaleiros do Zodíaco, Masami Kurumada. E nada mais justo do que levar para o cinema a melhor saga dos Cavaleiros: a saga do Santuário.

Na luta para defender Atena e colocá-la em seu lugar de direito, os Cavaleiros de Bronze lutam para superar o Mestre do Santuário e os poderosos Cavaleiros de Ouro, guardiões das 12 casas. Inicialmente chamado de “Saint Seiya – Knights of the Zodiac”, o filme é uma adaptação para os cinemas da saga “Cavaleiros do Zodíaco”.

E, como é de praxe, essa é mais uma adaptação de anime que não funciona. Confesso que estava até otimista, já que iriam recriar uma saga que já havia dado certo. Não iriam criar um novo desafio só para arrecadar dinheiro. A ideia era contar a mesma história que todos os fãs já conheciam. E nem assim deu certo.

Cena de Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário
Cena de Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário

Contar uma história que se passava em vários episódios, não seria fácil. Era um desafio. E o temido acontece: tudo passa de maneira corrida e até constrangedora.

Até começa bem, com uma maneira bem leve de apresentar a relação dos cinco cavaleiros (Seya, Shum, Shiryu, Hyoga e Ikki) e a menina Saori Kido, a reencarnação de Atena. O problema começa quando eles chegam ao Santuário. Aí vira “o samba do crioulo doido”!

Falta o clima do maior evento da história da animação japonesa. Não conseguimos sentir a tensão que era peculiar aos confrontos. Não há nada daquelas batalhas épicas. E o pior: não dá para entender nada! Tudo acontece ao mesmo tempo e deixa muita coisa no ar.

Como uma homenagem, certas coisas até valem, afinal, é muito legal ouvir, novamente, o clássico “Meteoros de Pégasus”. Algumas cenas foram recriadas da mesma maneira como antigamente, mas, como filme, é bem falho.

O fã sai com um sentimento de “Isso não é Cavaleiros!”, os mais novos pensam “Que história é essa de Cosmo? O que é o Ikki, afinal? Sétimo Sentido? Ouro e Bronze? Ah… Parei de tentar entender!”.

P.S.: Sou fã incondicional de “Os Cavaleiros do Zodíaco”. Fui com minha noiva que nunca havia visto o anime (mesmo eu tendo todos os episódios, em uma prateleira, no meu quarto). Nenhum de nós curtiu! Uma pena…