OPERAÇÃO BIG HERO - DIVERTIDO NA MEDIDA CERTA

Operação Big Hero
Operação Big Hero

Operação Big Hero é a mais nova animação dos Estúdios Disney, que estreou no dia 25 de dezembro, para que pudesse alcançar as crianças com toda a magia da data. Na verdade, é uma adaptação de um quadrinho da Marvel chamado “Big Hero 6” (nome original do filme), mas com muitas alterações. Não sei se funcionou, mas a realidade é que Operação Big Hero desponta como a melhor animação de 2014.

Cidade de San Fransokyo, Estados Unidos. Hiro Hamada (voz de Ryan Potter) é um garoto prodígio que, aos 13 anos, criou um poderoso robô para participar de lutas clandestinas, onde tenta ganhar um bom dinheiro. Seu irmão, Tadashi (voz de Daniel Henney), deseja atraí-lo para algo mais útil e resolve levá-lo até o laboratório onde trabalha, que está repleto de invenções. Hiro conhece os amigos de Tadashi e logo se interessa em estudar ali. Para tanto ele precisa fazer a apresentação de uma grande invenção, de forma a convencer o professor Callahan (James Cromwell) a matriculá-lo. Entretanto, as coisas não saem como ele imaginava e Hiro, deprimido, encontra auxílio inesperado através do robô inflável Baymax (voz Scott Adsit), criado pelo irmão.

Operação Big Hero
Operação Big Hero

Gosto muito da maneira como mesclam a cultura oriental com a americana. Isso ajuda muito na composição dos cenários e dos personagens. Estes, por sua vez, são bastante cativantes. Cada um com suas características próprias ganham espaço na trama, criando a dinâmica do filme. O maior destaque fica por conta do robô Baymax. Arrisco-me a dizer que é a melhor criação em CGI do ano.

Se o roteiro, em um primeiro olhar, não parece tão inovador, a condução da história nos leva a mergulhar de cabeça nessa aventura. Há uma linha dramática muito forte, que é acentuada pelo tom certo de humor. Sem exageros, conseguimos aceitar tudo de maneira bem leve.

Com certeza estará entre os indicados ao Oscar de Melhor Animação, mas não é favorito, já que o superestimado “Uma Aventura Lego” vem levando todos os prêmios da categoria. Mas, se Operação Big Hero não é uma obra prima da animação, funciona muito bem como um alento, dentro de um ano, que beirou a mediocridade, na categoria.

Até a próxima!!!

https://www.youtube.com/watch?v=XHUmmlgCwxo