Aos 60 anos, morre Lincoln Olivetti

Morre Lincoln Olivetti
Morre Lincoln Olivetti

Morreu nessa terça-feira (13), aos 60 anos, o compositor, arranjador e produtor Lincoln Olivetti. Ele estava no Rio de Janeiro (RJ), quando sofreu um infarto. O corpo deverá ser velado ainda na tarde dessa quarta-feira e o enterro se dará na quinta. Ele deixa cinco filhos, dos quais dois também seguiram carreira musical, o cantor MC Olivetti e a DJ Mary Olivetti.

Para a música, Olivetti deixa um legado que o coloca como arquiteto do pop brasileiro. Seu nome começou a ganhar destaque ainda nos anos 70 e foi amplificado na década seguinte, graças aos mega hits em que esteve envolvido. Ao longo da carreira, ele trabalhou ao lado de nomes como Gal Costa, Tim Maia, Jorge Ben, Roberto Carlos, Rita Lee, Caetano Veloso, Lulu Santos e Fagner, entre outros.

Também teve papel importante como compositor ou intérprete em trilha sonoras marcantes de novelas como “Dancin’ Days” (1978), “Feijão Maravilha” (1979), “Plumas e Paetês” e “Baila Comigo”, entre outras. Nessa última, tocou o tema de abertura ao lado de seu grande parceiro, Robson Jorge, morto em 1993.

Sua capacidade de extrair o máximo dos artistas e dos estúdios, muitas vezes precários, lhe rendeu apelidos como “o feiticeiro dos estúdios” e “o mago do pop”. Logo após a confirmação de sua morte, vários artistas começaram a se manifestar através de suas redes sociais. O cantor Ed Motta lembrou a importância de Olivetti na criação de uma estética pop no Brasil. “O cara que formatou a música brasileira no padrão de disciplina gringo, na forma de compor, arranjar, tecnicamente em qualquer sentido etc.”, disse em um longo texto publicado no Facebook.  “Ele ia lá, e de um estúdio no RJ colocava todo mundo num formato realmente internacional, como nunca mais se viu aqui, não por ausência de talento, mas por preguiça, dá trabalho fazer certo no estúdio, execução, timbre, etc. A cantora Maria Rita também lamentou a morte. “Que o mestre Lincoln Olivetti descanse em paz, depois de tanto, tanto que ele nos deu, gênio, gênio, gênio, gênio…”.

Relembre agora alguns trabalhos  clássicos de Lincoln Olivetti, seja como compositor, intérprete ou arranjador.

“Um Dia De Domingo” – Gal Costa e Tim Maia

“Lança Perfume” – Rita Lee

“Fera Ferida” – Roberto Carlos

“Acenda o Farol” – Tim Maia

“Joga Fora” – Sandra de Sá

“Estrelar” – Marcos Valle

“Assim Caminha a Humanidade” – Lulu Santos

“Além do Horizonte” – Erasmo Carlos e Tim Maia

“Aleluia” – Robson Jorge & Lincoln Olivetti