Emmanuele Baldini e Juliana D’Agostini interpretam Fauré, Villa-Lobos e Stravinski no Rio

Juliana D’Agostini
Juliana D’Agostini

 

A série MÚSICA DE CÂMARA da SALA CECÍLIA MEIRELES, espaço da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta sábado, dia 17 de janeiro, às 20 horas, o duo Emmanuele Baldini (violino) e Juliana D’Agostini (piano).

PROGRAMA:

Gabriel Fauré Violin Sonata op. 13 no. 1

Heitor Villa-Lobos             Sonate-Fantaisie no. 1 – Désésperance

Igor Stravinsky Suite Italienne

 

EMMANUELE BALDINI, VIOLINO

Emmanuele Baldini
Emmanuele Baldini

 

Baldini é o spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e membro do Quarteto de Cordas OSESP. Venceu o primeiro concurso internacional aos 12 anos de idade e, mais tarde, o Virtuositè de Genebra e o primeiro prêmio do Fórum Junger Künstler de Viena. Apresentou-se em recitais nas principais cidades italianas e européias e participou de longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão.

Gravou as sonatas de Franck e Magnard; os Duetos para dois Violinos e Sonatas para Violino e Violoncelo de Viotti e um CD com obras virtuosísticas de Paganini, além das obras de Martucci e os Caprichos para Violino solo de Locatelli. Em 2007 lançou o CD `Virtuoso’ com obras para violino e piano de Sarasate, Kreisler, Tartini, Mignone entre outras.

Foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha e no Teatro Giuseppe Verdi de Trieste, atuando também como concertino na Orquestra do Teatro alla Scala, de Milão. Como solista, tocou com a Rundfunk Sinfonieorchester Berlin, a Orchestre de la Suisse Romande, a Wierner Kammerorchester, a Flanders Youth Philharmonic Orchestra, a Orquestra Estatal da Moldávia e a Orquestra do Teatro Giuseppe Verdi de Trieste. Sobre ele, Claudio Abbado escreveu: “Fiquei impressionado com sua qualidade musical e com tamanha habilidade técnica”.

Nascido em Trieste, Itália, iniciou os estudos de violino com Bruno Polli e em seguida aperfeiçoou-se na classe de virtuosidade de Corrado Romano em Genebra, com Ruggiero Ricci em Berlim e Salzburgo e, em música de câmara, com o Trio de Trieste e com Franco Rossi, violoncelista do Quartetto Italiano.

JULIANA D’AGOSTINI, piano

Juliana D’Agostini
Juliana D’Agostini

 

“Juliana é extremamente rápida com os dedos. Além disso, é uma ótima intérprete: sabe reproduzir a graciosidade de Villa-Lobos e o peso de Bach.” João Carlos Martins, maestro e pianista

Juliana tem sido reconhecida como uma das mais importantes pianistas brasileiras da atualidade. Em 2013 lançou o CD “Juliana D’Agostini + Emmanuele Baldini” com o spalla da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), com grande sucesso de público e crítica. Em 2011, o CD “Juliana D’Agostini + Catalin Rotaru” foi finalista do 7o Prêmio Bravo de Cultura, categoria melhor CD Erudito. Em 2010, lançou seu primeiro CD, “Chopin | Liszt”, álbum que foi recebido pela crítica como junção de “técnica e sensibilidade” (revista Veja).

D’Agostini acumula importantes prêmios em sua carreira, como a posição de semi-finalista no Seattle International Piano Competition 2010, XIX Concurso de Piano Artlivre – 1o lugar (2006), XIV Concurso de Piano Arnaldo Estrella– 1o lugar (2006) e IV Concurso Jovens Solistas OSBA– 1o lugar (2005);

Juliana D’Agostini
Juliana D’Agostini

Juliana é graduada em Piano pela Universidade de São Paulo (USP), sob a tutela de Eduardo Monteiro e fez especializações na França, (Académies Internationales d’Été du Grand Nancy e Strasbourg National Conservatoire), e nos EUA, sob a orientação de Wha Kyung Byun, em Boston, de Caio Pagano, no Arizona e de Max Barros em Nova York.

O que alguns dos nomes mais importantes da música erudita nacional já disseram sobre Juliana D’Agostini: “Quando criei o ‘Prelúdio’, que é um programa de calouros para música clássica, pensei em estimular o surgimento de uma nova geração estudando música de concerto, em vários instrumentos. Minha grata surpresa foi ver que esta geração já existe. Juliana D’Agostini faz parte destes novos rebentos. Ela demonstra perfeito entrosamento com a técnica pianística, tem alto nível de interpretação e talento fora do comum. Com méritos, chegou à semifinal. Com certeza ela tem condições de fazer uma carreira muito bonita se continuar se dedicando, adquirindo maturidade. Ela pode apresentar uma nova interpretação para o piano brasileiro.” – Julio Medaglia, maestro.

“Das últimas e inúmeras gravações que tenho ouvido da Sonata em lá maior, de Cesar Franck, poucas têm-me causado impressão maior do que a execução do violinista Emmanuele Baldini e da pianista Juliana D’Agostini. Tudo nela é claro e bem delineado, sem nenhuma concessão ao romantismo vulgar, o tema cíclico é sempre exposto de forma harmoniosa e reflexiva.” – Isaac Karabtchevsky, maestro.

SERVIÇO:

EMMANUELE BALDINI E JULIANA D’AGOSTINI

SALA CECÍLIA MEIRELES (680 lugares)

Sábado, 17 de janeiro, 20 horas

Ingressos: R$ 40,00

50% de desconto para estudantes e idosos

Largo da Lapa, 47 –  Centro

Rio de Janeiro

(+55) 21 2332-9223

(+55) 21 2332-9224

[email protected]

http://salaceciliameireles.rj.gov.br

 www.ingresso.com