Aline Paes faz show de OFUSCA em Ipanema

Aline Paes e OFUSCA
Aline Paes e OFUSCA
Comemorando 65 anos do lançamento no Brasil do carro mais popular do mundo, o Fusca modelo 1974, que tem no volante a jovem cantora e produtora cultural Aline Paes, se transformou em espaço itinerante que leva shows para praias da cidade neste mês de janeiro. Com a missão de oferecer música de qualidade, gratuitamente e em espaços públicos, “OFUSCA” – como foi batizado o projeto, visa atingir o mais variado público que aterrissa na cidade maravilhosa no verão e será o palco para o lançamento do “Batucada Canção”, primeiro CD da cantora, que será lançado pela Biscoito Fino, em março.
No intuito de sair do palco tradicional e ocupar espaços públicos da cidade, Aline Paes e banda (André Siqueira – violão e Bernardo Aguiar – percussão e eletrônicos) escolheram pontos do Rio para estacionar o Fusca e oferecer shows gratuitos. Com repertório dedicado à música brasileira, sempre com um convidado especial, a proposta é que “OFUSCA” passe a ser um espaço democrático para apresentações de diversos artistas nas ruas cariocas. “A ideia é fazer com que “OFUSCA” não seja só meu, mas que se torne um palco para diferentes propostas musicais”, comenta a cantora Aline Paes. “Tanta gente começou a vida com um Fusca, e quantas histórias têm pra contar! Em 2015 lanço meu primeiro CD e essa é uma brincadeira boa de fazer com o meu Fusquinha, que também é o meu primeiro carro!”
“OFUSCA” já passou pelas praias do Leme e de Ipanema, onde retorna no próximo domingo (25), próximo ao Posto 10, entre o Country Club e o Praia Ipanema Hotel, a partir das 17h.
Sobre Aline Paes:
 
Aline Paes iniciou a carreira artística em 2009 e, no ano seguinte, foi vencedora do I Prêmio Divas da Música Brasileira, no qual concorreu com cantoras de todo o país. Ao mesmo tempo em que abriu espaço para novas artistas, a premiação homenageou Ademilde Fonseca, Alaíde Costa e Dóris Monteiro. Aline foi escolhida pelo júri formado pelo jornalista Sérgio Cabral, a cantora Ná Ozzetti e o músico e pesquisador Charles Gavin.
Aline Paes dedica grande parte de seu repertório a canções inéditas, mapeando compositores e trabalhando cuidadosamente suas interpretações, deixando sua própria marca. Lançou seu primeiro show solo “Noite aberta” em 2009, no qual privilegiou compositores de sua geração. Em 2012, estreou seu duo com o violonista André Siqueira no show “De Lendas e Barcos – as canções de Thiago Amud”, apresentando o ousado repertório deste jovem compositor carioca. O duo estreou no Rio de Janeiro e depois seguiu em turnê para São Paulo. Nesse mesmo ano, a cantora viajou para Nova York e Filadélfia, onde se apresentou com artistas locais e brasileiros como Pandeiro Repique Duo e Carlos Malta.
Colaborou em trabalhos de diferentes artistas como no CD “Flúor” (2010), da banda Escambo, indicado ao Prêmio da Música Brasileira; o CD “Mulheres que cantam Pedro Ivo” (Tundum, 2010) com as cantoras Karla da Silva, Luiza Borges e Patrícia Oliveira; o CD “Mundeiro” (2012), do escritor e roteirista Délcio Teobaldo; na série de vídeos que culminou com o CD “Som na sala” (2013), do compositor Vinicius Castro; dentre outros trabalhos, incluindo jingles.
Estudou técnica vocal com as professoras Angela Herz e Maíra Martins, além de workshops de improviso com a norte-americana Venissa Santi e com a brasileira Clarice Assad. Cursou a oficina de “Canto de samba e choro”, com Amélia Rabello, e “Canto Coral”, com Ignez Perdigão, ambos na Escola Portátil de Música.
Bacharel em Produção Cultural, Aline é formada pela Universidade Federal Fluminense e atualmente é produtora artística do Festival MIMO, de música instrumental, realizado nas cidades de Ouro Preto, Olinda, Paraty e Tiradentes.
Sobre o Batucada Canção:
 
Em 2015, Aline Paes lança pela Biscoito Fino seu primeiro CD “Batucada Canção”. A produção musical é assinada pela cantora com o músico Bernardo Aguiar, um dos maiores nomes da percussão brasileira e mundial, com destacado trabalho sobre o pandeiro. “Batucada Canção” fala da vocação musical do Brasil, com especial atenção para a riqueza de nosso cancioneiro e de nossos ritmos, saudando a tradição popular e lançando um olhar sobre a contemporaneidade.
O CD é resultado da pesquisa de Aline Paes por novas canções e de suas viagens pelo Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará, no intuito de observar e vivenciar folguedos populares. Estas são as bases para o álbum, que mescla o calor do batuque e o lirismo da canção.
O repertório é cheio de novidades, e reúne jovens e consagrados compositores. São canções inéditas e releituras de Caetano Veloso, Guinga e Dorival Caymmi. Da nova safra de compositores, Aline Paes gravou Thiago Amud, Marcelo Fedrá, Renato Frazão, Guitinho da Xambá, Lucas Dain, Pedro Ivo, Diogo Brandão, Frederico Demarca, Lucio Sanfelippo e Manuela Trindade.
O CD conta ainda com a participação de grandes instrumentistas convidados, como o flautista “escultor do vento” Carlos Malta, o violinista Nicolas Krassik (que no disco toca rabeca), o duo de percussão Pandeiro Repique Duo, o bandolinista Luis Barcelos e o gaitista Gabriel Grossi (que faz duo de gaita e voz com a cantora em “Quem vem pra beira do mar”, de Dorival Caymmi). O álbum é uma reverencia a diversidade musical e cultural brasileira.
Serviço:
OFUSCA + ALINE PAES
Aline Paes: voz e percussões de efeito
Bernardo Aguiar: pandeiro e eletrônicos
André Siqueira: violão
Datas e locais:
25/01 – Praia de Ipanema (na altura do posto 10, entre o Country Club e o Praia Ipanema Hotel)
Horário: 17h às 18h30
Grátis
Em caso de chuva o evento será cancelado.
Informações:
Aline Paes e OFUSCA - Credito Gustavo Otero Aline Paes e OFUSCA 2 - Credito Gustavo Otero Aline Paes e OFUSCA 4- Credito Gustavo Otero