Casal de músicos cria vlog sobre desafios da cena independente

Casaprima - Foto: Allison Lima
Casaprima – Foto: Allison Lima

Gravar em casa ou em um pequeno estúdio, cuidar da mixagem e masterização, pensar em estratégias de divulgação e ainda conquistar espaços para shows. Agora, todos esses fatores fazem parte do dia-a-dia de um artista independente, que tem de atuar como um profissional multifacetado para dar conta dos desafios que a cena musical exige. Tudo isso virou pauta para o casal Heitor Alves e Maria Juliana, da banda Casaprima.

Natural de Caruaru, no agreste de Pernambuco, o grupo traz na experiência muitos desafios para tirar os projetos do papel. O resultado é uma série de vídeos descontraídos no canal da banda, com o objetivo de desmistificar a ideia do artista que só precisa de inspiração. Hoje, mais do que nunca, a palavra-chave é transpiração.

Heitor e Maria sabem disso. Vindo de um background de teatro, o casal uniu forças em um trabalho autoral feito de forma completamente independente. O resultado disso é a banda Casaprima, que também conta com os músicos Robson da Paz (guitarra), Ozeias Filho (contrabaixo) e John Mello (bateria). Seu último álbum, “Andarilho”, chegou recentemente aos serviços de streaming (Deezer, Spotify e iTunes) e veio para comemorar cinco anos de estrada. Agora, para marcar um novo momento da banda e um reposicionamento de seus conceitos artísticos e de produção, o casal decidiu usar o canal para falar dos desafios que esse trabalho envolve e, claro, sobre os benefícios também – inclusive de criar a dois, uma das marcas da banda.

A ideia veio em pleno domingo de Carnaval. “Chegamos atrasados para o show do Igor de Carvalho no RecBeat 2016, então paramos em um barzinho no meio do turbilhão que é o carnaval do Recife e planejamos o canal naquele dia. A gente vinha sentindo a necessidade de manter a comunicação constante com as pessoas que estão acompanhando nosso trabalho. Além do mais, queríamos nos aproximar das pessoas, mostrar esse lado mais humano da banda e falar um pouco de como é ser um casal de músicos lutando por seu lugar nos palcos”, relembra Heitor.

A realidade do músico é só um dos temas a ser abordado no canal. A ideia é abrir a pauta para assuntos mais gerais e que possam interessar o público. O objetivo é construir o diálogo com quem assiste e a partir daí compartilhar conceitos inerentes à música da Casaprima: carinho, amor e respeito.

“Vamos tentar falar de assuntos que acontecem no dia-a-dia da Casaprima, dos quais conseguimos tirar algum aprendizado e percebemos que são assuntos que podem ajudar pessoas além da música. Coisas do tipo, como é lidar com críticas, como é ser um casal que trabalha junto, como é trabalhar com um casal (pela ótica dos outros meninos da banda), insegurança no palco (e na vida), ansiedade, ciúmes, comparações, o lado frágil do casal, inveja e até o que podemos aprender com o atual cenário musical brasileiro”, entrega Heitor.

Até o fim de março, o canal vai receber atualizações semanais com vídeos novos. A terça-feira foi o dia escolhido para colocar novos episódios no ar. A ideia é, aos poucos, aprimorar a captação e edição das imagens e trabalhar na divulgação do projeto, especialmente entre os fãs da banda que já os acompanham nas redes sociais. Os planos são ir de um para dois vídeos por semana a partir de abril.

No primeiro lançamento, o debate é em torno das perguntas que os artistas mais costumam ouvir dos jornalistas. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=bn8tJpFt3RQ

Assista o clipe de “Devagar”:

Confira o álbum “Andarilho”:

Spotify:
https://play.spotify.com/artist/0c4r4tli0FiknypcAygPZQ

iTunes:
https://itunes.apple.com/us/album/id1070206721

Deezer:
http://www.deezer.com/album/12033414