Deus Salve O Rei - O destino de Montemor

Há décadas, o reino Montemor fortalece seu exército, suas fronteiras e conquistas. Agora, a grande preocupação é com o seu bem mais precioso: a água. Por isso, a inauguração de um aqueduto é o grande projeto da rainha Crisélia (Rosamria Murtinho), que está há anos no comando do reino. Mas a inauguração do que era considerado um ousado projeto para o período é um fiasco e o problema da falta de água persiste. Por isso, Montemor continua dependendo de Artena, o reino vizinho, num acordo selado entre seus governantes. “E até encontrarmos uma nova fonte de água, nós iremos honrar o nosso acordo: a água deles em troca do nosso minério de ferro”, avisa Afonso (Romulo Estrela), o neto mais velho de Crisélia e sucessor imediato ao trono.

Em Artena, o sábio Rei Augusto (Marco Nanini) pensa o mesmo. A paz deve ser mantida. Mas, sua filha, a princesa Catarina (Bruna Marquezine), vê no fiasco do aqueduto uma possibilidade de um acordo mais vantajoso. “Já que eles vão continuar precisando de nossa água é o momento ideal para exigirmos uma quantidade maior de minério de ferro”, pondera a princesa. O rei, no entanto, não considera a opinião de sua futura herdeira. “Em algum momento nós poderemos, de fato, rever as condições deste acordo. Mas certamente não será num momento de fragilidade de Montemor”, frisa o rei.
Já na expedição em busca de água, um ataque de ladrões muda tudo o que estava planejado. Afonso é atingido por uma flecha e cai quase morto no meio da floresta. Os homens do exército de Montemor o procuram durante algum tempo, mas só acham parte de suas vestimentas.
As cenas estão previstas para ir ao ar no dia 09 de janeiro. “Deus Salve o Rei” é próxima novela das sete, de Daniel Adjafre, com direção artística de Fabricio Mamberti.