Chuvas que alagaram o Sudeste podem continuar no fim de semana

Nesta semana, a população da região sudeste do país sofreu com as fortes chuvas. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, norte e nordeste de São Paulo tiveram tempestades que causaram alagamento em diversos locais.

Para calcular o risco dos eventos climáticos, o INMET usa um sistema que consiste em divulgar o grau de severidade do que está sendo previsto, usando sempre uma legenda. A cor verde significa que não há perigo previsto; a amarela quer dizer que há um perigo potencial; já a cor laranja significa perigo; e, por fim, a vermelha quer dizer que há um grande perigo.

São Paulo e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, chegaram a decretar estado de atenção devido ao risco de alagamentos nesta semana. Agora, a meteorologista consultora do INMET, Ingrid Peixoto, conta quais são os Estados brasileiros que estão com alertas amarelos ou laranjas.

“Ainda persistimos com o aviso de acumulado de chuva na tonalidade amarela principalmente para o Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, a divisão do aviso se dá do seguinte modo: no centro-oeste de Minas nós temos aviso de chuva intensa, na tonalidade amarela, válido até o sábado. No leste de Minas, um potencial mais significativo de chuva pode vir a ocorrer e o aviso está na tonalidade laranja, onde o acumulado de chuva pode ultrapassar 60 milímetros em uma hora.”

A meteorologista consultora do INMET, Ingrid Peixoto, explica que as rajadas de ventos nos estados afetados podem variar de 60 a 100 km/hora. Essa intensidade dos ventos pode acarretar em riscos de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

No final de semana, por conta de uma nova frente fria, São Paulo pode registrar grandes acumulados de chuvas novamente.