Saiba o que é e como evitar a hepatite A

A hepatite A é uma doença aguda do fígado causada por um vírus (vírus da Hepatite A). Transmitida por água, alimentos e objetos contaminados com fezes que são levados à boca ou pelo contato pessoa a pessoa. Saiba mais sobre esta doença e como se prevenir:

Sintomas 
Os principais sintomas da hepatite A são: febre, pele e olhos amarelados, dor abdominal, mal estar, falta de apetite, fezes esbranquiçadas, urina escura (“cor de coca-cola”), náuseas e vômitos.

Cuidados básicos com os pacientes
O repouso é indicado durante as duas primeiras semanas da doença e o indivíduo pode permanecer afastado de suas atividades habituais (por exemplo escola, trabalho) por orientação médica.

Como prevenir?
Consuma sempre água tratada. Em caso de desabastecimento ou água imprópria, utilizar hipoclorito de sódio ou ferver a água para consumo.
Cozinhe bem os alimentos, pois o calor mata os vírus, bactérias e outros microorganismos causadores de doenças.

Lave bem e desinfete frutas e verduras. Só descascar as frutas depois

de lavar e desinfetar.

– Lave sempre as mãos antes de preparar os alimentos; antes e após as refeições; a cada troca de fralda; ou manipulação de fezes ou lixo

– Utilize cloro, água sanitária ou hipoclorito de sódio (2.5%) para a desinfecção de objetos, limpeza de bancadas, banheiros, chão, etc.

Como posso usar o hipoclorito de sódio?

No caso de água para consumo use um litro de água para cada duas gotas e deixe o líquido em espera por meia hora. Para a limpeza de pisos, paredes e bancadas deve-se usar um litro para cada mil litros de água e deixar secar por duas horas. A limpeza de frutas, verduras e legumes pode ser feita com uma colher de sopa para o uso de cada litro de água, deixando os alimentos “em molho” por 30 minutos. Em seguida, lave com água para consumo. Já a limpeza de utensílios domésticos ou embalagens de alimentos você pode usar duas colheres de sopa para cada litro de água, deixando secar por meia hora.

Vacinação 

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a vacina de hepatite A, disponível em todas as unidades municipais de atenção prímária (clínicas da família e centros municipais de saúde), na rotina para crianças aos 15 meses até menores de 5 anos. Para bloqueios de surtos, a vacina pode ser usada a partir dos 12 meses de idade (1 ano).