Crianças de até 5 anos receberão vacina contra Hepatite A na Rede Municipal

A vacina contra a Hepatite A está disponível na rede municipal de saúde para crianças de até 5 anos. Os métodos de prevenção da doença foram uma das dúvidas esclarecidas na transmissão ao vivo desta terça-feira (9), na página da Prefeitura no Facebook, com especialistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Na última segunda-feira (8), a Prefeitura realizou uma ação de orientação e prevenção da Hepatite A no Centro Municipal de Saúde Dr. Rodolpho Perissé, no Vidigal.  Segundo a SMS, a comunidade vive um surto da doença, com 92 notificações e 75 casos confirmados, sendo a maioria dos infectados homens de 20 a 30 anos. Os especialistas da pasta alertam que, além da vacinação, é importante adotar medidas de higiene na hora de beber água e usá-la no preparo de alimentos para evitar a propagação da doença.
“As medidas básicas de prevenção da Hepatite A são cuidados de higiene. É preciso lavar sempre as mãos e ficar atento à procedência da água utilizada para preparo de alimentos e consumo”, alerta Cristina Lemos, superintendente de vigilância em saúde.
A principal orientação é consumir sempre água tratada. Se houver desabastecimento ou a água disponível for imprópria, deve-se utilizar hipoclorito de sódio ou ferver a água para consumo. Na hora de preparar os alimentos, cozinhe-os bem, pois o calor mata os vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças.  Também é importante lavar bem e desinfetar frutas e verduras, e só descascá-las depois de lavar e desinfetar.
“Ao aplicar duas gotas de água sanitária em um litro d’água e deixar a solução descansando por meia-hora, a água fica própria para consumo. Além disso, é essencial lavar a caixa-d’água”, explica Roberto Fiszman, médico e assessor técnico de vigilância em saúde.