Oito pessoas ainda estão desaparecidas após enchentes na Califórnia

Oito pessoas permanecem desaparecidas após as enchentes registradas nesta terça-feira em Montecito, a noroeste de Los Angeles (Califórnia, EUA), que deixaram um total de 17 mortos e 28 feridos, informou nesta quinta-feira o Corpo de Bombeiros do condado de Santa Bárbara.

O número de desaparecidos representa uma diminuição em relação às 17 pessoas que permaneciam desaparecidas nesta quarta-feira em Montecito, onde uma tempestade provocou deslizamentos de lama que devastaram a região.

Inicialmente, as autoridades tinham informado no começo do dia que 48 pessoas continuavam desaparecidas, mas finalmente esse número se corrigiu e ficou estabelecida em oito.

O deslizamento de pedras e lama, que arrancaram dos seus alicerces várias casas, ganhou uma força inusitada na madrugada da terça-feira quando o setor arrasado por um incêndio florestal em dezembro recebeu uma grande quantidade de água em menos de 15 minutos.

Cerca de cem casas foram destruídas e mais 300 sofreram danos.

As autoridades atribuem este deslizamento ao Thomas, o maior incêndio florestal da história moderna da Califórnia, que consumiu em dezembro 113.311 hectares e a vegetação que ajuda a absorver a chuva e servir de contenção.

EFE