Donald Trump cancela visita a Londres

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira no Twitter ter cancelado uma visita prevista para realizar no início deste ano ao Reino Unido com o objetivo de inaugurar a nova embaixada americana em Londres.

Trump disse que suspendeu sua viagem, pois seu antecessor, Barack Obama, vendeu mal a antiga embaixada e não quer inaugurar uma nova.

“A razão pela qual cancelei minha viagem a Londres é que não sou um grande fã que do governo de Obama que venceu talvez a embaixada de melhor qualidade e melhor localizada de Londres por ‘amendoins’, apenas para construir uma nova, em uma má localização por US$ 1,2 bilhão. Um negócio ruim”, disse Trump, no Twitter.

Na realidade, o presidente que em 2008 tomou a decisão de mudar a embaixada foi George W. Bush, como aparece em artigos da imprensa publicados então.

O jornal britânico “The Guardian”, que entrevista fontes governamentais, afirmou que Trump decidiu cancelar sua visita a Londres por medo de ser recebido com grandes protestos e, em seu lugar, estará o secretário de Estado, Rex Tillerson, que se encarregará de inaugurar a nova missão diplomática.

Os EUA decidiram deixar sua antiga embaixada em Londres, localizada no exclusivo bairro de Mayfair, por razões de segurança, pois o governo gastou durante anos grandes quantidade de dinheiro na tentativa de proteger o edifício, mas finalmente decidiu que era melhor se mudar para o distrito de Nine Elms, no sul de Londres.

Apenas em 2007, Washington gastou US$ 15 milhões em melhoras na segurança na sua antiga embaixada, segundo um artigo do “The New York Times” publicado em junho de 2015.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, convidou Trump para realizar uma visita de Estado ao Reino Unido quando visitou a Casa Branca, em janeiro do ano passado, pouco depois da posse do magnata.

EFE