Vacinação itinerante contra febre amarela continua em Nova Iguaçu

Os ônibus de vacinação itinerante da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu estacionarão neste final de semana (13 e 14), nos bairros Vila de Cava, no início da Estrada Federal de Tinguá e Jardim Cachoeira, em frente ao bar do Chuveirão. Moradores da localidade e de bairros no entorno da Reserva Biológica de Tinguá poderão procurar umas das duas unidades móveis, das 8h às 17h, para se vacinarem contra febre amarela. É importante levar um documento de identidade oficial com foto e a caderneta de vacinação das crianças.

A iniciativa da vacinação itinerante é mais um esforço que Nova Iguaçu vem fazendo para imunizar toda população iguaçuana como medida preventiva contra a febre amarela. Os ônibus começaram a circular na última quarta-feira (10).

Assim que soube da vacinação itinerante, que esteve no bairro nesta quinta-feira (11), a estudante Leilane dos Santos Moraes, de 17 anos, moradora do bairro Santa Rita, não perdeu tempo e garantiu logo sua imunização contra a doença. “Quis vir cedo para garantir. Já que tivemos a oportunidade da vacina chegar até nós, temos que aproveitar mesmo. É importante essa mobilização para população”, diz.

Para ampliar o cinturão de bloqueio contra a doença na região da zona da mata, cinco postos de saúde e uma tenta, no Centro da praça de Tinguá, também estão disponibilizando a vacina, todos os dias da semana, inclusive aos fins de semana, das 8h às 17h. São eles: Clínica da Família de Vila de Cava e os postos de Tinguá, Rio D’Ouro, Jaceruba, Adrianópolis. O esquema especial de atendimento seguirá até 31 de janeiro. Além dos moradores e trabalhadores da localidade, turistas que visitam a reserva também podem se vacinar. Vale ressaltar que a clínica de Vila de Cava funcionará até às 17h apenas para vacinação de febre amarela. O atendimento de emergência continuará sendo 24h. Todos os outros postos da cidade também estão vacinando nos dias úteis (segunda a sexta-feira), das 8h às 17h.

As ações de prevenção contra febre amarela vêm sendo realizadas em Nova Iguaçu desde março de 2017. Desde então, até a última quarta-feira (10), 211.214 mil pessoas já foram imunizadas em todo munícipio.

Equipes de saúde estão indo as residências na região, reforçando a importância da imunização. Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, as equipes também estão visitando as residências localizadas em áreas de difícil acesso no interior da mata, para vacinar os moradores.

Equipes da Superintendência de Vigilância Ambiental também estão fazendo uma pesquisa entomológica na região de Tinguá, colhendo amostras de mosquitos para realização de exames que poderão constatar ou não se há contaminação da febre amarela. As ações foram ainda estendidas com as visitas domiciliares com guardas de endemias aplicando larvicida quinzenalmente, e não mais no período bimestral, como estabelece o Ministério da Saúde.

Podem se vacinar: crianças maiores de seis meses de idade e adultos até 60 anos. A vacina é contra indicada para pessoas fora deste público alvo ou portadores de doenças que provocam baixa imunidade, gestantes e pacientes que fazem uso de medicamentos imunossupressores.