Roberto Cabrini entrevista Newton Ishii, o “Japonês da Federal”

No Conexão Repórter da próxima segunda-feira, 30 de abril, Roberto Cabrini fica frente a frente com Newton Ishii, que ficou conhecido como o “Japonês da Federal“.

O programa traz a verdadeira história da face mais conhecida da Operação Lava Jato, o homem que se tornou uma lenda no imaginário do país. Com o uso de óculos escuros e expressão compenetrada, o agente ganhou fama e viu sua imagem correr o Brasil como um símbolo da luta contra a impunidade em um país com tanta sede de justiça. Aplaudido, inspirou marchinhas e máscaras de Carnaval, passou a ser reconhecido nas ruas e encarou uma queda em meio ao apogeu: Ishii foi condenado e preso, em uma investigação por facilitação de contrabando.

 

Agora aposentado, abre as portas de sua casa para uma conversa de revelações a Cabrini, contando como viu sua reputação ser colocada em xeque ao ser condenado em um processo iniciado em 2003, quando chegou a ser preso em flagrante. Seguido a isso, ele fala ainda sobre a depressão, o suicídio do filho e a morte da mulher, temas sensíveis de sua vida familiar que mostram um outro lado do homem por trás do policial.

Japonês da Federal
Japonês da Federal

Sereno, sempre descrito pela postura tranquila, aceita falar sobre tudo: os altos e baixos, sua condenação, a suspeita de vender informações secretas, como passou por tudo isso e, agora, o que pretende fazer do futuro.

O Conexão Repórter vai ao ar às segundas, 23h30, logo após o Programa do Ratinho, no SBT.