Portugal e Espanha avançam para as oitavas, veja os gols e melhores momentos

Pelo grupo B, deu a lógica. Portugal e Espanha classificados para as oitavas. E se engana quem acha que foi fácil. Na última rodada, dois empates, com direito à emoção até o fim.

Espanha e Marrocos empataram por 2 a 2. Com os resultados do grupo, os espanhóis avançam para as oitavas de final na primeira colocação do grupo B. Boutaib e En-Nesyri marcaram para os marroquinos, enquanto Isco e Iago Aspas, com auxílio do árbitro de vídeo, garantiram a igualdade no placar.

No outro jogo do grupo, entre Portugal e Irã, também não houve vencedor: 1 a 1. Ricardo Quaresma abriu o placar aos 44 minutos do primeiro tempo, com um golaço de trivela, e Karim Ansarifard empatou aos 48 minutos do segundo tempo. O árbitro de vídeo foi protagonista, mais uma vez, em três lances. Em duas ocasiões foram assinalados pênaltis, um perdido por Cristiano Ronaldo, que bateu à meia altura e viu o goleiro iraniano defender sua cobrança. O outro convertido, já nos acréscimos da etapa final, resultou no gol iraniano.

Nos jogos das onze manhã, disputa pela liderança e duelo dos eliminados. Depois de duas boas vitórias, um choque de realidade para os donos da casa. A Rússia encarou o Uruguai e o resultado foi amargo. Luis Suárez abriu o placar para a Celeste Olímpica, aos nove minutos de jogo, em cobrança de falta rasteira.

Aos 22, a coisa ficou ainda mais confortável para os uruguaios. Laxalt chutou forte da entrada da área, a bola desviou em Cheryschev, e entrou sem chances de defesa para o goleiro russo. Ainda no primeiro tempo, Smolkinov recebeu o segundo amarelo e deixou a seleção russa com um a menos. Aos 44 da segunda etapa, Cavani marcou o terceiro e decretou a vitória. Final, Rússia zero, Uruguai três. O resultado garantiu os uruguaios como líderes do grupo, enquanto a Rússia ficou na segunda posição.

No outro duelo do grupo A, a Arábia Saudita venceu o Egito por dois a um, mas o resultado não valeu de nada. As duas seleções já entraram em campo eliminadas, após derrotas nas duas primeiras rodadas. Um novo recorde da história das Copas do Mundo foi batido na partida. Estreante, o goleiro egípcio Essam El-Hadary tornou-se o mais velho jogar em um Mundial, com 45 anos, cinco meses e 10 dias. No fim, ainda pegou um pênalti.

Com os resultados, Uruguai e Portugal se enfrentam nas oitavas de final. O jogo será realizado no sábado, às três da tarde, horário de Brasília, em Sochi. Já a anfitriã Rússia enfrenta a Espanha, na segunda-feira, às onze da manhã. Quem perder volta para casa. A partir de agora, em caso de empate, a vaga poderá ser decidida na prorrogação ou nos pênaltis.

Nesta terça-feira (26), vida ou morte em mais duas chaves. No grupo C, a já classificada França encara a Dinamarca, que ainda quer confirmar sua vaga no mata-mata. A Austrália vai medir forças com o Peru, já eliminado do Mundial. As duas partidas acontecerão às onze da manhã, no horário de Brasília.

Pelo grupo D, os hermanos terão que vencer a todo custo se não quiserem voltar mais cedo para casa. A Argentina encara a Nigéria em São Petesburgo, e só a vitória interessa para a seleção de Lionel Messi. Em último no grupo, a situação não é das mais simples para avançar no torneio.

Além de precisar vencer, os argentinos precisam torcer para a Croácia, que vai ter a Islândia pela frente. Os dois jogos também serão disputados simultaneamente, às três da tarde, sempre no horário de Brasília. Resta a nós brasileiros secar muito, não é mesmo? Pra cima deles, Nigéria!

Com a colaboração de Raphael Costa, reportagem Paulo Henrique Gomes