Diário Carioca Google News

A Estrada de Ferro do Corcovado está fazendo aniversário, mas quem ganha presente é o passageiro. A partir do próximo dia 9 de outubro, quando completa 135 anos, o Trem do Corcovado terá novas composições, com teto panorâmico, espaço destinado a bicicletas e cadeiras de rodas. Com isso, a capacidade dos trens passa para 600 pessoas/hora, o dobro da atual. Os modernos trenzinhos, que partirão a cada 15 minutos, também são mais econômicos: eles economizam energia na descida e reutilizam na subida, promovendo uma redução do consumo da ordem de 75%.

Em 1884, coube a Dom Pedro II inaugurar a Estrada de Ferro do Corcovado, criando assim, o passeio sobre trilhos mais antigo do país. Inicialmente, o transporte era feito por tração a vapor. O sistema elétrico, pioneiro no Brasil, começou a funcionar em 1910. A terceira geração de trens, fabricados pela empresa SLM, da Suíça, chegou em 1979. Já as composições que serão usadas a partir do dia 9 foram produzidas por outra empresa suíça, a Stadler.

Trem do Corcovado. Foto: Reprodução de Internet
Trem do Corcovado. Foto: Reprodução de Internet

Para celebrar a data, o empresário Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado, preparou uma grande festa, que conta com o apoio do Consulado da Suíça no Rio de Janeiro. A Estação do Cosme Velho será decorada com cenografia inspirada no país europeu. A celebração inclui ainda uma exposição sobre os 135 anos da estrada de ferro e a inauguração do Corcovado Experience — uma aventura sensorial, com muita emoção e informação, sobre a importância do Parque Nacional da Tijuca para o ecossistema da cidade do Rio de Janeiro.

Com os novos trens, cariocas e turistas terão mais um motivo para conhecer (ou revisitar) um dos passeios mais bonitos do planeta. Os 3.824 metros que ligam a Estação do Cosme Velho ao Cristo Redentor atravessam a Floresta da Tijuca, com sua flora exuberante. Pássaros de diversas espécies, micos e pequenos roedores também costumam se exibir para os passageiros. Por ano, 600 mil pessoas desfrutam da viagem. Muitas personalidades já conheceram o Trem do Corcovado, entre elas, o cientista Albert Einstein, o Papa João Paulo II, Santos Dumont e a princesa Diana.

Engajamento pela preservação da natureza

A aventura sensorial Corcovado Experience tem como proposta pedagógica engajar turistas brasileiros e estrangeiros na preservação dos ecossistemas que compõem o Parque Nacional da Tijuca, mostrando os efeitos negativos que a ação humana pode causar.  A expectativa é que, após a experiência, o visitante compreenda os impactos de seus atos no meio ambiente, reflita sobre como pequenas atitudes podem garantir a preservação do planeta e influencie outras pessoas a adotar práticas mais sustentáveis.

A experiência tem duração de cinco minutos e conta com efeitos especiais, imersão 4D e versões em três idiomas (português, inglês e espanhol). O ator Saulo Rodrigues conduz os visitantes nessa viagem emocionante de aventura e conhecimento pelo Parque Nacional da Tijuca.

Programação do dia 9 de outubro na Estação do Cosme Velho:

10h — Missa celebrada pelo Padre Omar – Reitor do Santuário do Cristo Redentor.

10h30m — Bolo e parabéns para o Trem do Corcovado com a participação da Banda da Guarda Municipal.

16h —  Solenidade oficial,  com hasteamento das bandeiras do Brasil e da Suíça, descerramento da placa, corte da fita e viagem inaugural no novo trem.

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *