Fim de Semana de curiosidades e conhecimento no MAST

Programação traz instigantes informações sobre o céu com atividades lúdicas para toda família entender alguns conceitos sobre o Universo

Quem visitar o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) neste sábado (25) e domingo (26) vai poder admirar e conhecer algumas curiosidades sobre o Universo. A programação deste fim de semana oferece atividades para o público entender, de maneira interativa e divertida, temas de ciência e tecnologia. Tudo inteiramente gratuito!

A partir das 14h, o público poderá mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, os visitantes têm a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo.

E para quem quer ver de perto alguns fragmentos que vieram diretamente do Espaço, a exposição Ressurgindo das Cinzas apresenta uma coleção de meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças do acervo do Museu Nacional, sendo 37 meteoritos metálicos e rochosos, uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó.

E você já parou para pensar o que significa voar? Pois às 15h30 a atividade Voa ou não Voa vai falar sobre os animais e objetos que cruzam os céus e como mostrar se, realmente, planam no ar. Ao fim do encontro, serão lançados foguetes para o público poder entender se eles realmente estão voando ou apenas atravessando o céu.

E já que estamos falando do céu, que tal conhecer a história de um fenômeno astronômico espetacular que comprovou a Teoria da Relatividade? Na exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS, o público vai conhecer e interagir com a mostra sobre os 100 anos do eclipse da cidade cearense, fazendo uma imersão na história do eclipse por meio de um conteúdo interativo que permite viver experiências sensoriais surpreendentes. Com curadoria do renomado Marcello Dantas, os visitantes vão poder ver projeções de imagens e animações que unem história e tecnologia, incluindo a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919.

Já no domingo, além das exposições, os visitantes vão poder curtir a tarde no Planetário Inflável Digital. Dentro da cúpula são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

SERVIÇO

FIM DE SEMANA NO MAST

Museu de Astronomia e Ciências Afins  MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 
3514-5299 e 3514-5229

SÁBADO 25/01  Funcionamento do Museu: das 14h às 19h

– Visita às exposições do Museu de Astronomia

– Voa ou não Voa + lançamento de foguetes – 15h30

DOMINGO 26/01  Funcionamento do Museu: das 14h às 18h

– Visita às exposições do Museu de Astronomia

– Planetário Inflável – sessões às 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

GRÁTIS

Mais informações em www.mast.br/museu