30 de março de 2020 | 19:43

WASHINGTON – O prefeito Muriel Bowser está ameaçando os residentes de Washington, DC, com 90 dias de prisão e uma multa de US $ 5.000 se eles deixarem suas casas durante o coronavírus surto.

A ameaça de prisão é alarmante para os residentes e libertários civis que apontam que pelo menos cinco presos deu positivo para COVID-19 na prisão de 1.700 presos da cidade, perto de Capitol Hill.

“Nossa mensagem permanece a mesma: fique em casa”, disse Bowser, democrata, em uma declaração Segunda-feira. O pedido de estadia em casa tem exceções para compras de supermercado e trabalhos considerados essenciais. Atividades ao ar livre, como corrida, são permitidas, mas não podem envolver pessoas fora de uma casa.

A ordem é semelhante aos ditames nos vizinhos Maryland e Virgínia, mas chocou os moradores de Washington, onde existem apenas 401 dos 160.000 casos confirmados do país.

“Isso é uma loucura. Penalidades criminais?” twittou Mercedes Schlapp, ex-diretor de comunicações estratégicas da Casa Branca do presidente Trump e conselheiro de sua campanha de reeleição .

Monica Hopkins, diretora executiva da ACLU do Distrito de Columbia, disse ao The Post “estaríamos profundamente preocupados” se alguém realmente fosse preso por violar a ordem.

“Quando vimos esse pedido, pensamos: ‘Você quer enviá-los para onde?’”, Disse Hopkins. “As pessoas presas por isso causam todo tipo de problemas que são antitéticos aos objetivos de diminuir o vírus.”

A ACLU de DC entrou com uma ação na segunda-feira buscando a nomeação de um especialista ajudar a despovoar a única prisão da cidade de idosos, presos comprometidos com a saúde e não violentos. Muitos reclusos aguardam julgamento.

O sindicato que representa os agentes penitenciários de DC – parte da Ordem Fraterna de Polícia – votou “sem confiança” este mês contra os líderes do Departamento de Correções sobre condições de segurança para impedir a propagação do vírus.

Como os tribunais de Washington DC estão operando com capacidade limitada devido ao vírus, não está claro quando as pessoas presas poderão ser libertadas, disse Hopkins.

“O que esperaríamos é o cumprimento voluntário da ordem de permanência em casa e a discrição por parte dos oficiais para interromper esse tipo de coisa e enviar as pessoas para casa”, disse Hopkins. )

O Departamento de Polícia Metropolitana da DC não forneceu imediatamente respostas ao The Post sobre a execução, incluindo se os residentes receberiam avisos por uma primeira infração. A cidade possui uma população de sem-teto de 6.500 pessoas . )

Trump disse em uma entrevista coletiva na noite de segunda-feira na Casa Branca que autoridades federais estão permitindo autonomia local.

“Deixamos os governadores fazerem em seu estado praticamente o que querem, com nossa supervisão, e consultam-nos em todos os casos”, disse Trump.