31.1 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 27, 2020
- Publicidade -

Festival “É Tudo Verdade” de documentários começa nesta quinta com programação online

- Publicidade -

Maior mostra de filmes no gênero documental no Brasil, a 25ª edição do Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” começa nesta quinta-feira (24) e vai até o próximo dia 4 de outubro, com exibição gratuita de produções nacionais e de outros países em plataformas digitais.

Entre os destaques da programação está A Cordilheira dos sonhos, do diretor chileno Patrício Guzmán e que ganhou o prêmio de melhor documentário a edição de 2019 do Festival de Cannes, na França. Com o filme, Guzmán encerra a trilogia do passado chileno sob a ditadura de Pinochet abordada também em Nostalgia da luz (2010) e O botão de pérola (2015).

Leia também: Cineasta Otto Guerra entra na Academia de Hollywood dois anos após vaias em Gramado

Sonhos, utopias e o passado de ditadura também estão tematizados em alguns filmes da produção nacional. “Libelu – abaixo a ditadura”, de Diógenes Muniz, conta a história de grupos clandestinos e estudantis contra o AI-5 (Ato Institucional nº5). O olhar do cinema sobre outras ditaduras pelo mundo no “breve (e acelerado) século XX”, como definiu o historiador Eric Hobsbawm, também estão na programação.

Outro destaque é a presença do já veterano cineasta Silvio Tendler, que resgata a história do documentarista Santiago Álvarez. O cubano registrou importantes fatos históricos nos últimos 60 anos em todo o mundo, como a Revolução Cubana, a Guerra do Vietnã, o processo de independência de nações africanas e a desintegração do bloco soviético.

Entre os filmes brasileiros, diversos longas-metragens trazem novos olhares sobre a música. Jair Rodrigues e os Paralamas do Sucesso (“Os quatro paralamas”, de Roberto Berliner) são alguns dos artistas que têm a carreira revista pelos cineastas (“Deixe que digam”, de Rubens Rewald)e o público do festival.

A programação completa do “É Tudo Verdade” pode ser consultada aqui. Os debates ao vivo são apresentados no canal do festival no Youtube, mas para assistir aos filmes é preciso fazer o cadastro gratuito na plataforma Looke, conforme instruções na página oficial da mostra de documentários

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda


- Publicidade -

Veja Também

Miley Cyrus lança novo álbum, “Plastic Hearts”, e vídeo com Dua Lipa

Miley Cyrus já havia liberado dois singles - "Prisoner", com participação de Dua Lipa, que foi acompanhada por um vídeo de rock descaradamente exagerado, com direção de Alana Oherlihy e Miley; além do hit "Midnight Sky".
- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Rio de Janeiro recebe selo de destino seguro da Organização Mundial do Turismo

Chamado de “Safe Travels”, o selo busca certificar destinos turísticos responsáveis quanto a protocolos de prevenção à Covid-19

Miley Cyrus lança novo álbum, “Plastic Hearts”, e vídeo com Dua Lipa

Miley Cyrus já havia liberado dois singles - "Prisoner", com participação de Dua Lipa, que foi acompanhada por um vídeo de rock descaradamente exagerado, com direção de Alana Oherlihy e Miley; além do hit "Midnight Sky".

STF reconhece a repercussão geral da cobrança do diferencial de alíquota (DIFAL) de ICMS

A situação com a qual nos deparamos hoje é que cada Estado possui uma regra diferente para tratar o mesmo caso concreto

Vasco empata com Defensa Y Justicia fora de casa na Sul-Americana – Veja os Gols

Na primeira partida de futebol em solo argentino após o falecimento da lenda Diego Armando Maradona, homenageado antes da...

Ivete Sangalo lança “Não Pode Parar”, parceria com MC Zaac

Gravado na Praia do Forte, Bahia, o clipe conta com a direção de Bruno Ilogti e vem com muita dança, coreografia e efeitos especiais.

Dois documentários do Curta! estão na mostra competitiva do Festival de Brasília

A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre 15 a 20 de dezembro, terá dois documentários...

Daniela Albuquerque entrevista Cesar Filho nesta quinta-feira

Dono de uma voz singular, Cesar trabalha como jornalista há quase 40 anos, na televisão e no rádio. Já...
- Publicidade -