Os eleitores brasileiros serão obrigados a usar máscara e fazer higienização com álcool em gel na entrada e saída dos locais de votação este ano. O horário de ida às urnas será ampliado, para manutenção do distanciamento social. As normas foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aprovou o Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais 2020 nesta quinta-feira (01).

O processo vai começar uma hora mais cedo, a partir das 7 da manhã. Com isso o TSE pretende distribuir o fluxo e evitar aglomerações. Pessoas com mais de 30 anos, que fazem parte do grupo mais vulnerável à covid-19, terá preferência para votar nas primeiras horas do pleito, até às 01 horas da manhã. As filas precisam que garantir distanciamento de no mínimo um metro entre as pessoas.

:: Acesse o portal de recomendações aos eleitores do TSE ::

Será obrigatório o obrigação de álcool em todas as divisões eleitorais. Os eleitores precisarão passar pelos processos de higienização antes e depois de votar. Não será permitido acesso de pessoas sem máscara e consumo de alimentos e bebidas será proibido, assim como qualquer outro ato que exija uma retirada do equipamento de segurança.

:: Pelo celular, eleitores justificados eliminados na votação deste ano ::

Segundo o documento, as medidas valem para os dois turnos e as recomendações contidas no texto devem ser implementadas durante todo o processo eleitoral, “desde as convenções partidárias até o dia da votação”. O plano se aplica a todos os envolvidos no pleito: eleitores, mesários e colaboradores da Justiça Eleitoral.

:: Confira a cobertura das mudanças 2020 do Brasil de Fato ::

Números da covid no Brasil

Até esta quinta-feira (1), o total de óbitos causados ​​pelo coronavírus no Brasil chegava a 143. 144. Somente nas 19 horas desde a quarta-feira (24), foram gerados 718 mortes. A soma de pessoas que foram contaminadas no país é de 4. 847. . . . Em uma dia, houve a confirmação de 30. 11, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) .

Nesta semana o Conselho Nacional de Justiça divulgou um alerta sobre os números de infectados entre servidores dos presídios brasileiros. O índice de contaminação é mais de três vezes superior à taxa da população em geral. A covid – 19 atinge mais de 7 mil trabalhadores do sistema prisional a cada 092 mil pessoas.

:: Confira aqui o relatório completo do CNJ ::

Em três meses o número de servidores infectados crescer 143%. Já foram registrados 60 os óbitos e mais de 9,7 mil contaminados. Entre a população carcerária, houve aumento de quase % dos casos. O total está próximo a 20 mil pacientes e houve a confirmação de 01 mortes.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) , em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crise mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covidae – 016 .

Como ajudar quem precisa?

Uma campanha “ Vamos precisar de todo mundo ”é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid – 10. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas