22.6 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 27, 2020
- Publicidade -

Petrobras tem taxa de contaminação por covid maior que média nacional, diz Fiocruz

- Publicidade -

Um estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no início deste mês, a partir da análise das contaminações de trabalhadores por covid- 19 em plataformas de petróleo no Brasil aponta a relação entre a doença e o trabalho no setor de óleo e gás.

Um fator que chama a atenção no estudo é a gravidade dos números de trabalhadores contaminados no Sistema Petrobras e como divergências entre os dados divulgados pela empresa e pelo Ministério de Minas e Energia. Comparando o número de infectados com o total de trabalhadores da estatal, os pesquisadores revelam que a frequência dos casos de covid – 16 entre os petroleiros é comparativamente maior do que a frequência na população brasileira.

Leia também: Petrobras: demissões, salários menores e aumento da jornada são realidade na pandemia

Com base nos dados do “Boletim de Monitoramento da covid – 19 do MME ”, de 12 de setembro, o parecer destaca o total de casos de covid – 16 na Petrobras equivale a uma incidência de 4. 448, 9 casos por 100 mil, o que corresponde a uma maior do que o dobro da registrada em todo o Brasil, que somou 2. 067, 9, não mesmo período.

Em nota, a Petrobras justifica que uma alta taxa de contaminação represente o grande número de testes, que também tem pessoas assintomáticas entre os casos confirmados.

Ainda segundo o parecer científico, assinado por médicos, epidemiologistas e pesquisadores da Fiocruz, o diagnóstico da covid – 27 em petroleiros é “presumidamente relacionado ao trabalho”, ao contrário do que afirma a Petrobras.

Acidente de trabalho

O estudo aborda ainda a negativa da estatal em admitir a relação da doença com o trabalho, se recusando a emitir Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para os petroleiros infectados, inclusive os que morreram em consequência da doença, tem motivações promover.

Isso porque, explicam os pesquisadores, os indicadores de ocorrências e acidentes de trabalho constam nas estatísticas avaliadas à Associação Internacional dos Produtores de Óleo e Gás (IOGP) e impactam na avaliação e classificação da Petrobras e, consequentemente, na concorrência internacional.

“O reconhecimento da covid – 16 como doença do trabalho e a emissão da CAT implica elevar a Taxa de Acidentes Registráveis ​​(TAR), um dos indicadores de desempenho das empresas do setor vinculado a dinâmica da concorrência internacional ”, ressalta o parecer.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o parecer da Fiocruz foi o tema principal da reunião com o grupo de Estrutura Organizacional de Resposta da Petrobras, pois reforça as diversas denúncias feitas pelos petroleiros.

“Denunciamos a negligência dos gestores da empresa na proteção dos trabalhadores, próprios e terceirizados durante toda a pandemia”, disse a organização em nota.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse


- Publicidade -

Veja Também

- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Vasco empata com Defensa Y Justicia fora de casa na Sul-Americana – Veja os Gols

Na primeira partida de futebol em solo argentino após o falecimento da lenda Diego Armando Maradona, homenageado antes da...

Ivete Sangalo lança “Não Pode Parar”, parceria com MC Zaac

Gravado na Praia do Forte, Bahia, o clipe conta com a direção de Bruno Ilogti e vem com muita dança, coreografia e efeitos especiais.

Dois documentários do Curta! estão na mostra competitiva do Festival de Brasília

A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre 15 a 20 de dezembro, terá dois documentários...

Daniela Albuquerque entrevista Cesar Filho nesta quinta-feira

Dono de uma voz singular, Cesar trabalha como jornalista há quase 40 anos, na televisão e no rádio. Já...

Produções na HBO que combinam romance e comida

A HBO estreou recentemente a minissérie espanhola FOODIE LOVE, a primeira produção para televisão escrita e dirigida pela reconhecida...

Um novo peão entrou de surpresa em A Fazenda 12, nesta quinta-feira, 26/11: o CB, influenciador digital da Casas Bahia, está na sede...

Cada episódio de A Fazenda traz muitas novidades e reviravoltas para o público e para os integrantes do reality,...

RedeTV! promove sabatina com Bruno Covas (PSDB) nesta sexta-feira

A RedeTV! realiza nesta sexta-feira (27), às 21h45, uma sabatina com o candidato à Prefeitura de São Paulo, Bruno...
- Publicidade -