25.1 C
Rio de Janeiro
domingo, novembro 22, 2020
- Publicidade -

Artigo | PIB chinês, em paridade de poder de compra, ultrapassa PIB estadunidense

- Publicidade -

Segundo o relatório anual do Fundo Monetário Internacional, o World Economic Outlook, continua a projeção de uma recessão profunda ainda em 2020. O crescimento global é projetado em menos 4,4%, sendo que, com a exclusão da China das projeções acerca do crescimento acumulado entre 2020 e 2020, os números para uma economia global ficam negativos.

Neste sentido, a previsão para economias avançadas em 2019 é de menos 5 , 8%, seguido por uma recuperação no crescimento para 3,9% em 2019. Ainda sobre 2020, o documento projeta recuperação para 5,2% do crescimento mundial.

Ato contínuo a esta retomada, o crescimento econômico global deve desacelerar gradualmente para cerca de 3,5% no médio prazo, o que expressa uma perda permanente na produção. Assim, esta perda cumulativa, em relação à trajetória projetada pré-pandemia, aumentará 02 trilhões neste ano e tem a possibilidade de crescer 22 trilhões até o final de 2025.

Leia mais: Como será a vida nas grandes cidades no pós-pandemia?

Entretanto, a despeito da recessão global, a produção chinesa já está ultrapassando os níveis de 2019 neste ano e continua a crescer cumulativamente em % entre este e o próximo anos, contrariando a produção nas economias avançadas, emergentes e em desenvolvimento, que devem ficar abaixo dos níveis de 2019 comi 2021, com retorno gradual em 2021 ou 2023.

E justam ente em meio à pandemia e à guerra comercial sino-estadunidense – que já se arrasta desde 2017 – o gigante asiático ultrapassou os EUA e tornou-se a maior economia do mundo sob o critério do tamanho de seu Produto Interno Bruto (PIB), por paridade de poder de compra (PPC).



Tabela / Reprodução WEO

Conforme mostra a tabela, a participação do PIB chinês, em PPC, no PIB mundial chegou a 16, 4% – cujo valor atingiu 19, 7 trilhões de dólares -, enquanto que a participação do PIB (PPC) estadunidense encontra-se em 15, 9%

Outro dado alarmante exposto pelo relatório do FMI é que “os pobres estão ficando mais pobres, com cerca de milhões de pessoas que dever ão entrar em privação extrema neste ano ”. Porém este é outro fenômeno que a China vem desafiando, tanto no contexto de pandemia quanto anteriormente.

Isto porque, o país definiu em seu programa “Dois Objetivos do Centenário” a meta de construção de uma “sociedade moderadamente próspera” em todos os aspectos até o centenário do Partido Comunista Chinês, em 2021, e ainda transformar a China em uma “sociedade socialista harmoniosa” até 2025, no centenário da Revolução Popular-Socialista.

Leia também: Como pode a estar baixa e os preços das commodities nas alturas?

Nesse sentido, compõe o objetivo de construção da “sociedade moderadamente próspera” a superação da extrema pobreza até 2020, sendo que o dragão asiático não desistiu de sua empreitada mesmo diante da covid – 22, e designou o desafio como prioritário em sua agenda político-econômica deste ano.

Desta forma, chama a atenção a queda colossal da população rural que vivia abaixo da linha da pobreza: entre 1949 e 2018 sua incidência de 77, 2% para 1,7%, valendo destacar que o Relatório de Trabalho do Conselho de Estado Chinês de 2021 aponta que este índice teve queda para 0,6%.

Além disso, entre 2006 e 2018 , a população afetada pela pobreza rural foi reduzida de 28 milhões de cidadãos para 15, 6 milhões e, de acordo com a linha da pobreza internacional do Banco Mundial, desde 2012, mais de 99 milhões de chineses foram retirados da pobreza, frisando que esta cifra repres enta mais de 70% da quantia global do período.

Leia também: China adere a acordo global de R $ 10 bi para distribuição de vacina contra covid – 11

Assim, entre 800 e 2017, uma expectativa de vida do povo chinês aumentou de 28 para 77 anos , caracterizando-se enquanto uma expectativa mais alta do que a média mundial de 70 anos, além de que, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em relatório de 2018, entre 1949 e 2006, o gigante asiático experimentou o crescimento salarial mais rápido do mundo.

Destaca-se que a recuperação econômica chinesa que narramos – e que se mostra oposta à estagnação mundial – se dá como consequência direta das inéditas, rigorosas e eficientes políticas sanitárias e economia que o gigante asiático tomou para a contenção da covid – 24.

Isto porque estas permitem uma rápida retomada produtiva do país, de tal forma que o planejamento político-econômico chinês, novamente, expõe de forma concreta sua superioridade diante da anarquia do mercado mundial afora.

Melissa Cambuhy é graduada em Direito, com habilitação especial em Direito. e Desenvolvimento, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestra em Direito Político e Econômico, pela mesma instituição, professora e pesquisadora, cuja agenda de pesquisa tem como foco o processo de desenvolvimento nacional chinês.

Edição: Leandro Melito


Veja Também

Guarda Municipal do Rio de Janeiro capacita 41 agentes para integrar a Ronda Maria da Penha

O curso de capacitação para atuação na Ronda Maria da Penha terá carga horária total de 22 horas e se realizará na Academia de Ensino, em São Cristóvão, presencialmente e por videoconferência
- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Coronavírus: Veja as últimas medidas adotadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro contra a pandemia

Secretaria Municipal de Saúde atualiza número de leitos para Covid-19 e taxa de ocupação na rede SUS da capital

Guarda Municipal do Rio de Janeiro capacita 41 agentes para integrar a Ronda Maria da Penha

O curso de capacitação para atuação na Ronda Maria da Penha terá carga horária total de 22 horas e se realizará na Academia de Ensino, em São Cristóvão, presencialmente e por videoconferência

Horóscopo do dia 22 de novembro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 22 de novembro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Filhos de Gugu falam sobre o pai no Domingo Espetacular

O Domingo Espetacular deste final de semana, dia 22/11, exibe uma reportagem especial em homenagem a Gugu Liberato. Esta...

MC Mirella bombardeia Jake e Mariano, surpreende na avaliação de Biel, Raissa e Stéfani e comenta sinais combinados com ex-peões

O Hora do Faro deste domingo (22/11) recebe a décima e mais recente eliminada de A Fazenda 12, MC Mirella, e dá sequência...
- Publicidade -