Diário Carioca Google News

O que faz um vereador ou vereadora? Por que é importante um voto consciente na escolha de quem ocupa esse cargo público? Essas perguntas são muito importantes quando pensamos na necessária fiscalização das gestões de prefeituras ou na criação de leis municipais.

A cada quatro anos temos a votação para escolher a composição da Câmara de Vereadores. É assim que a população pode receber propostas e acompanhar o trabalho de quem tem função guiar a gestão do executivo municipal.

:: Cobertura Eleições 2020 | Minuto a Minuto ::

Cabe também aos vereadores e vereadores a preparação de lei que representa o diálogo popular. O acompanhamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma das principais funções legislativas da Câmara Municipal. Assim, temos um controle sobre o que deve ser investido em questões como saúde, educação, meio ambiente e geração de renda, por exemplo.

O acompanhamento do trabalho de vereadores pode ser durante feito como sessões legislativas ou mesmo em conversas em gabinetes. Caso seja necessário fazer alguma denúncia contra o mandato de um vereador, o adequado local é o Ministério Público.

:: O que muda nas mudanças para vereadores em 2020? ::

No Brasil, cada Câmara Municipal pode ter no mínimo nove e no máximo 55 vereadores. Esse número vai depender do quantitativo de cada cidade. O salário de um vereador também depende do tamanho da cidade de atuação, sendo um percentual de variável ao salário de um deputado estadual do referido município.

Os requisitos para se candidatar são ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizado, ser maior de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Além disso, ter domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer até um ano antes das informações. No caso dos homens, é necessário ter certificado de reservista.

Edição: Daniel Lamir


Conversas Poéticas: nova série da MultiRio destaca produção autoral de alunos e professores

Expressão de pensamentos e sonhos, mas também de angústias e desejos. A poesia vem sendo uma importante linguagem para que professores e alunos explorem suas emoções, especialmente em tempos de pandemia. Com isso, e a partir de uma ação desenvolvida pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a MultiRio lança a série audiovisual Conversas Poéticas, formada por programas curtos que compartilham essa experiência e dá visibilidade à produção autoral escolar.