24.7 C
Rio de Janeiro
sábado, novembro 21, 2020
- Publicidade -

Professores contratados da Estadual do Paraná reivindicam manutenção de contratos

- Publicidade -

Nesta quinta-feira (22), professoras e professores com contrato temporário na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) lançaram um manifesto para solicitar a renovação de seus vínculos por 10 meses adicionais, por meio de nova contratação.

O manifesto é uma resposta ao edital de Processo Seletivo Simplificado específico para o período da pandemia de covide – 19, por meio do qual a Universidade pretende contratar novos profissionais profissionais.

“Este edital é ao processo pedagógico e trabalhista, tendo em vista que os documentos públicos já se encontram em processo de atividades de aulas remotas e atípicas devido às circunstâncias atuais e à situação de calamidade que vivemos “, dizem os professores no manifesto.

Assinado por docentes do Campus Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná – e Campus Curitiba I – Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Emb ap), o documento mostra a realidade que os profissionais locais fornecidos enfrentando durante uma pandemia, com a necessidade de adequação dos conteúdos de aula e do método de ensino para o meio online.

“O aprendizado e a capacitação que tais professoras e professores tiveram, ao longo deste ano de mudança do ambiente físico para o virtual, foram imprescindíveis para estabelecer o exímio relacionamento docente-estudante. Essas pessoas estão imersas nos trabalhos pedagógicos do semestre letivo vigente e, agora, se veem preocupadas também com a organização do edital de PSS em aberto “, afirmam.

A Lei Complementar estadual 108 / 2005, que regulamenta a contratação de docentes pessoais no estado, prevê a possibilidade de contratos sem processo seletivo diante de calamidade pública. É com base nesse artigo da lei que os professores requeridos a renovação de seus contratos.

“Sabemos que o reitor da Universidade Estadual do Paraná e o Governo do Estado do Paraná podem usar suas atribuições legais para alteração de todos os termos relativos aos contratos comerciais. Desse modo, solicitamos que sejam promovidos novos vínculos adicionais de 10 meses a todos os professores comuns / substitutos atuais da Unespar, por meio de nova contratação “, reivindicam.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini


- Publicidade -

Veja Também

- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Filhos de Gugu falam sobre o pai no Domingo Espetacular

O Domingo Espetacular deste final de semana, dia 22/11, exibe uma reportagem especial em homenagem a Gugu Liberato. Esta...

MC Mirella bombardeia Jake e Mariano, surpreende na avaliação de Biel, Raissa e Stéfani e comenta sinais combinados com ex-peões

O Hora do Faro deste domingo (22/11) recebe a décima e mais recente eliminada de A Fazenda 12, MC Mirella, e dá sequência...

Case “Vivi Guedes”, como embaixadora da Fiat, leva três troféus no Effie Awards Brasil

- Ação da Fiat com a agência Leo Burnett Tailor Made e a Rede Globo foi um dos destaques da premiação

Fazendas milionárias do megatraficante Cabeça Branca vão à leilão

As terras de um dos principais traficantes da América Latina são avaliadas em mais de R$ 9 milhões
- Publicidade -