27.1 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, dezembro 2, 2020
- Publicidade -

Inmet emite alerta e solicita atenção redobrada em barragens de MG

- Publicidade -
- Publicidade -

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) distribuíram um alerta informando que entre hoje (24), principalmente no período da tarde, e a prõxima segunda-feira (26), há possibilidade de chuva forte, em volumes que podem atingir 100 milímetros (mm) em 24 horas no centro-leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte.A previsão também vale para o estado de Espírito Santo e para o sul da Bahia.

Em função desses prováveis acumulados pluviométricos, é alta a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra pontuais, assim como de eventos hidrológicos rápidos, como alagamentos de ruas ou transbordamentos de pequenos córregos nessas regiões. Estas chuvas fortes poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

- Publicidade -

Devido ao alerta  do Inmet,  a Agência Nacional de Mineração (ANM) distribuiu um comunicado pedindo que os donos de barragens em Minas Gerais redobrem a atenção e o monitoramento das estruturas neste final de semana.

A  ANM  pede ainda “que sejam observados em especial o estado de conservação – além de manter atenção especial às tomadas d’agua dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto, durante todo o período de chuvas”. O estado possui três barragens em nível de emergência 3, considerado o mais alto.

A nota diz ainda que “em caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração deverá ser acionado e o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens tem que ser imediatamente informado.” 

Sistema de ciclones

O alerta do Inmet informa ainda que durante o final de semana, haverá também a formação de um sistema ciclônico sobre o Oceano Atlântico ao Sudeste dos estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo que, de acordo com Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), poderá deixar o mar agitado, com ondas, em alto-mar, com altura de até 4 metros.

O comunicado alerta que entre amanhã (25) e segunda-feira, (26), um sistema frontal associado ao aprofundamento de uma área de baixa pressão atingirá o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai e vai criar condições para a ocorrência de chuvas fortes e/ou tempestades localizadas com provável queda de granizo sobre o estado gaúcho. As chuvas fortes poderão ser acompanhadas de rajadas de vento da ordem de 80 km/h em algumas áreas.

O Inmet analisa que “este sistema terá rápido deslocamento sobre o Rio Grande do Sul e ainda na segunda-feira haverá possibilidade dos temporais com queda de granizo atingirem também os estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, o oeste e sul de São Paulo.”

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Hacker anuncia venda de acesso a servidor das Forças Armadas

“O Ministério da Defesa silenciou sobre um anúncio que circulou em um dos principais sites dedicados ao cibercrime na deep wep, o submundo da internet, há duas semanas”, diz a Crusoé.

Últimas Notícias

Polícia prende “Manguinhos Niterói” um dos maiores sequestradores do Rio em São Gonçalo

Policiais da 73ª DP (Neves) em ação conjunta com o 7º BPM e agentes do setor de recaptura de...

MPRJ e PM realizam operação contra criminosos que extorquiam mototaxistas em Caxias

Objetivo é cumprir mandados de busca e apreensão contra oito integrantes de uma associação criminosa, sete deles policiais militares, à época lotados no 15º BPM.

Hacker anuncia venda de acesso a servidor das Forças Armadas

“O Ministério da Defesa silenciou sobre um anúncio que circulou em um dos principais sites dedicados ao cibercrime na deep wep, o submundo da internet, há duas semanas”, diz a Crusoé.

TV Brasil exive o road movie “Estradeiros” no Cine Nacional

O documentário utiliza uma narrativa que interpreta a geografia, a organização política e social e a mitologia de uma tribo que, diga-se de passagem, não se reconhece como tal.

Brasil Visto de Cima exibe belezas do litoral Norte de Santa Catarina

Sobrevoo mostra paisagens e cartões postais da região costeira

Projeto retira exigência de capital social mínimo para criação de Eireli

De acordo com a proposta, para constituir uma a Eireli basta que o interessado seja o único detentor do capital social da empresas, independentemente de valor mínimo.

Detran prorroga prazo de licenciamento anual para 31 de dezembro

Outra medida do departamento foi a criação de um calendário para transferência de propriedade

Coronavírus: Rio de Janeiro registra 22.683 óbitos e 357.982 casos de confirmados

Há ainda 351 óbitos em investigação e 2.326 foram descartados. Entre os casos confirmados, 327.681 pacientes se recuperaram da doença.

Governador Cláudio Castro e Eduardo Paes anunciam trabalho em parceria

Eles anunciaram um trabalho em parceria para questões como o combate à Covid-19, a segurança pública e o saneamento.

10ª edição do Festival Novas Frequências homenageia Jocy Oliveira

. A 10ª edição do Festival Novas Frequências é viabilizado com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da empresa Oi, através da correalização do Centro Cultural Oi Futuro

Crivella indica José Ricardo Parreira de Castro para ser conselheiro do TCM

José Ricardo Parreira de Castro é formado em Direito pelo Centro Universitário da Cidade, com mestrado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade Estadual de Campinas.

Grupo Reflexo comemora 20 anos de sucesso no Renascença Clube

Muito querido no bairro do Andaraí, o Grupo Reflexo acredita que vão muitos amigos bambas dar àquela canja. Mas os convidado especiais são os grupos “Nova Raiz do Samba” e “Batuque de Malandro”.

Hacker anuncia venda de acesso a servidor das Forças Armadas

“O Ministério da Defesa silenciou sobre um anúncio que circulou em um dos principais sites dedicados ao cibercrime na deep wep, o submundo da internet, há duas semanas”, diz a Crusoé.

Novo prazo da Lei Kandir é regulamentado no Rio

Pela nova norma, o crédito do imposto, incidente em insumos como energia elétrica, telecomunicações e outras mercadorias passa de janeiro de 2020 para janeiro de 2033
- Publicidade -