26.7 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, dezembro 4, 2020
- Publicidade -

Mais de 2 milhões de pessoas vivem sob ameaça de milícias no RJ, diz deputada

- Publicidade -
- Publicidade -

Ao longo de 2020, uma violência contra a juventude negra, sindicalistas, indígenas e defensores dos direitos humanos não parou de crescer no Brasil. Os políticos do campo da esquerda também estão entre as vítimas nesse mapa da violência.

A vereadora Marielle Franco havia proteção contra a morte antes de ser assassinada, mas não teve apoio da Segurança Pública do Estado do Rio nem da Mesa Diretora da Câmara Municipal. A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) já contabiliza seis examine de morte. Tudo começou em 2016, quando ainda era vereadora da cidade de Niterói.

- Publicidade -

As intimidações foram emitidas no Disque-Denúncia, responsabilidade é do Instituto MovRio, contratada pelo governo do estado. As denúncias permanecem sem solução pela polícia. Por isso, um parlamentar recebe a protecção de segurança indicada pela presidência da Câmara dos Deputados, que a acompanham 28 horas por dia.

A falta de segurança, assim como o sucateamento da Educação Pública e dos espaços culturais, é uma política premeditada. A denúncia é do sociólogo e cientista político Paulo Baía, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vítima de sequestro relâmpago em 2013 por causa de seus posicionamentos em torno ao assunto.

Para ele, a Segurança Pública no Brasil não foi estruturada com a ideia de proteger a sociedade como um todo. “Ela foi montada de maneira a proteger grupos privilegiados contra os pobres, contra os escravos, contra os desiguais; essa é a característica da política de segurança no Brasil ”, afirma o especialista.

A deputada Talíria afirma que os dizem respeito ao nível de violência de racismo e machismo estrutural que imperam no Brasil : “O lugar público não é entendido para mulher, ainda mais mulher negra. O lugar de poder não é entendido para nós, então esse corpo estranho precisa ser eliminado de alguma forma”, explica a deputada.

A partir do golpe contra a presidente Dilma Rousseff, em 2013, a violência na esfera política aumentou, crescido nas redes sociais com discursos de ódio e de intolerância, e ataques racistas e homofóbicos, cometidos em boa medida por apoiadores de Jair Bolsonaro . Esta é uma das constatações da pesquisa. Violência Política e Eleitoral no Brasil – Panorama das violações de direitos humanos de 2016 a 2020 , das ONGs Justiça Global e Terra de Direitos .

Um registro de pesquisa 2016 até setembro de 2020, casos de violência de política e eleitoral, sendo 59 de assassinatos e atentados, 60, 2018 agressões, 30 ofensas e 19 invasões.

De acordo com a coordenadora-geral da Justiça Global, Sandra Carvalho, o Brasil tem em 2019 e 2020 um aumento expressivo dos casos de violência política. “Uma questão muito importante é que as últimas mudanças elegeram um número significativo de mulheres negras e pessoas trans em diversos estados. E a gente identifica que foi muito intensivo, muito elevado, o número de oferta, revisão, ofensas e desqualificações dirigidas a essas parlamentares ”, explica Carvalho.

O cenário recrudesce com o crescimento exponencial das milícias e seu envolvimento com o aparato estatal. O Estado do Rio de Janeiro apresenta um dado estarrecedor. Segundo matéria do portal El Pais , do último dia 19, as milícias já dominam um quarto dos bairros do estado, com quase 60% do território da cidade. A matéria do portal usa os números de um estudo inédito do Disque-Denuncia.

Para a deputada Talíria, em relação a essa situação “a maior gravidade é que a milícia tem braços no estado, e junta o poder econômico, político e o poder militar, a arma “. A deputada denuncia que “mais de 2 milhões de pessoas no Rio de Janeiro vivem ameaçadas por grupos milicianos”.

Edição: Mauro Ramos


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Ceia de Natal do Salete tem Pratos Clássicos do Restaurante Tijucano

As encomendas podem ser feitas por telefone (2264-5163 ou 2214-0408) até o dia 21, para o Natal, e até o dia 28, para o Réveillon.

Amir, tradicional restaura libanês de Copacabana, oferece ceias de Natal por encomenda

As encomendas podem ser feitas até o dia 22, para o Natal, e até o dia 29, para o Réveillon, e entregues em toda a zona sul.

Dani Calabresa detalha assédio sexual de Marcius Melhem em reportagem da Piaui

A primeira vez foi numa festa de confraternização da Globo. Dani Calabresa estava num palco de karaokê e o diretor Marcius Melhem tentou beijá-la à força

Ataques ransomware, a moda do momento

Criada em Ribeirão Preto e agora com cinco unidades no Rio de Janeiro, rede já inaugurou 32 unidade só em 2020 ao redor do Brasil

Edital de Concessão da Cedae será publicado no dia 18 de dezembro

Governo e BNDES se reuniram, nesta sexta (4/12), e resolveram últimos detalhes

Pré-matrículas para escolas estaduais começam nesta sexta

São mais de mil unidades com oportunidades disponíveis, e inscrições devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.gov.br

Uerj completa 70 anos de historia

Instituição tem mais de 34 mil alunos e atua no desenvolvimento do estado

Ávine lança o álbum “Ávine Love” com o single “Melhor Que Eu”

Composto por 10 faixas, artista mostra que é eclético com versões de "Tá Vendo Aquela Lua", "Quando a Chuva Passar", "Mulher de Fases", "Pescador de Ilusões", "Primeiros Erros", entre outros sucessos

Bondinho do Pão de Açúcar recebe Papai Noel neste fim de semana

Durante todo o final de semana, o Papai Noel fará do Bonde de 1972, no Morro da Urca, o seu próprio Home Office. O novo quarto do Papai Noel estará em clima natalino, pronto para receber a todos para um encontro emocionante, mas com distanciamento social.

Diogo Nogueira lança o single “Bota Pra ar Tim Maia”

Foi assim com “Pé na Areia”, que desde o início parecia ter todos os ingredientes para ser um grande sucesso. E foi, ou melhor, ainda é o maior hit do cantor Diogo Nogueira, com mais de 60 milhões de views no YouTube.

Vasco da Gama pode demitir Sá Pinto e tentar a volta de Luxemburgo

Com mais uma campanha pífia no futebol, a diretoria do clube, que encerra seu mandato em janeiro, está pressionada e fez duras cobranças a comissão técnica e aos jogadores do elenco ainda no vestiário de São Januário.

Rio Music Market anuncia artistas selecionados para showcases

Anderson Primo, Imperador Sem Teto, Liz Rosa e Samba Nonsense farão apresentações no palco principal do Vivo Rio, com transmissão ao vivo gratuita e aberta ao público no canal oficial da Associação Brasileira da Música Independente no Youtube.

São Paulo vence o Goiás e é o novo líder com Campeonato Brasileiro

No estádio da Serrinha, o Tricolor fez 3 a 0 no lanterna Goiás e chegou aos 44 pontos, ficando dois à frente do Atlético Mineiro, e ainda com uma partida a menos do que o rival de Belo Horizonte
- Publicidade -