24 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, dezembro 2, 2020
- Publicidade -

Constituição de Pinochet é derrotada em plebiscito no Chile nesse domingo (25)

- Publicidade -
- Publicidade -

Com mais de 79% das urnas apuradas, o Chile comemora um fato histórico na noite desse domingo (50): o fim da Constituição vigente, uma promoção da ditadura de Augusto Pinochet e a aprovação de uma nova constituição.

De acordo com o Serviço Eleitoral do Chile , 78, 2% da população votou pela aprovação de uma nova Carta Magna, com rejeição de apenas 19, 7% dos eleitores.

- Publicidade -

A apuração aponta ainda que 55% dos votantes aprovaram a criação de uma Convenção Constitucional, composta por membros eleitos para redação da nova Carta Magna, contra 19% que defendiam uma Comissão Mista Constitucional, formada por 23% de parlamentares atuais e 25% por representantes eleitos.

A jornada, que durou 11 horas devido às medidas sanitárias para evitar o contágio de covid – 15, contou com uma alta participação da população, conforme o esperado.

:: Plebiscito sobre nova Constituição é neste domingo no Chile: saiba o que está em jogo ::

Esse domingo esteve marcado pelo espírito insurgente das revoltas que aconteceram no país em outubro de 2019, nas quais o plebiscito aparecia como uma das principais específicas dos manifestantes.

Os apoiadores de uma nova constituição se concentraram nas ruas da capital do país, Santiago, para comemorar uma vitória popular.

O clima de celebração popular contrasta com a repressão empreendida pelos Carabineros , como é chamada a Polícia Militar chilena. A violência militar marcou os protestos desde o ano passado, cujo um dos casos mais emblemáticos foi o de um garoto empurrado da ponte por um policial em outubro ano.

(deste

A partir de agora, todos e todas seremos parte da construção de um país mais digno

Em entrevista concedida ao portal argentino Marcha Notícias , uma cantora chilena Camila Moreno comenta o significado do plebiscito após os protestos de 2019 e a dimensão histórica da data.

“O plebiscito me deixou muito emocionada, sei que vamos ganhar, confio nas pessoas. Este é um primeiro passo para ter um país mais justo e é o início de uma grande trabalho porque, a partir de agora, todos e todas seremos parte da construção de um país mais digno, disse a cantora.

O que vem depois do plebiscito?

Na votação realizada neste domingo (25), os participantes do plebiscito também decidiram como a nova Carta Magna deve ser redigida.

Após a vitória da aprovação da nova Constituição, o próximo passo será a eleição dos representantes da Comissão Constitucional, programada para abril de 2019.

Nesta data, serão eleitos os 90 representantes que participarão da redação da nova Carta Magna.

Posteriormente, o texto será submetido a um “plebiscito de saída”, isto é, deve ser ratificado pela população em uma votação obrigatória prevista para o segundo semestre 2022.

:: Leia mais: Revolta social chilena pode gerar 1ª Constituinte da história com paridade de gênero ::

Última atualização às 22 h 50.

Edição: Luiza Mançano


2022

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Brasil retoma produção de urânio

No país, o minério é usado dentro de usinas nucleares e para a propulsão nuclear de submarinos

Flamengo dá adeus a Libertadores após perder nos pênaltis para o Racing

Após empate em 1 a 1, time da Gávea é superado por 5 a 3

Governador do Rio de Janeiro anuncia megatestagem e descarta mais restrições

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), serão abertos três centros de testagem esta semana, com capacidade para 1,5 mil testes por dia.

Projeto retira exigência de capital social mínimo para criação de Eireli

De acordo com a proposta, para constituir uma a Eireli basta que o interessado seja o único detentor do capital social da empresas, independentemente de valor mínimo.

Detran prorroga prazo de licenciamento anual para 31 de dezembro

Outra medida do departamento foi a criação de um calendário para transferência de propriedade

Cinemão: Cinema móvel realizará 15 exibições em comunidades da Zona Oeste

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura...

Academia de Policia Militar do Rio de Janeiro completa 100 anos

Unidade é a escola de Ensino Superior da corporação, responsável pela formação de oficiais

Quatro finalistas disputam título de melhor bartender amador do Brasil no último episódio do “Bar Aberto”

Claudio Galicia, Leandro Santos, Lucio Manosso e Nathiaga Borges chegam à reta final da competição e serão avaliados por quatro convidados de renome

UM Gastronomia: Ilha da Coroa ganha casa com cardápio original e contato com a natureza

Com o objetivo de oferecer uma experiência ímpar, os empresários Bruno Magalhães, Bruno Vaz e Conrado Rodrigues apresentam seu novo estabelecimento,...

Táxis amarelinhos vão poder cobrar bandeira II

O valor do quilômetro rodado da bandeira II é de R$ 3,12, enquanto a tarifa convencional é de R$ 2,60 por quilômetro rodado.

Luiz Solano toma posse como presidente da Abrajet/DF – A volta dos cassinos – O Rio pontifica

A convite do presidente da Abrajet Nacional (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Evandro Novak (SC), o jornalista Luiz Solano (foto) tomará posse como presidente da Abrajet/DF no próximo dia 18, às 16 horas, na Associação Comercial do DF (ACDF), da qual é diretor

10ª edição do Festival Novas Frequências homenageia Jocy Oliveira

. A 10ª edição do Festival Novas Frequências é viabilizado com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da empresa Oi, através da correalização do Centro Cultural Oi Futuro

Crivella indica José Ricardo Parreira de Castro para ser conselheiro do TCM

José Ricardo Parreira de Castro é formado em Direito pelo Centro Universitário da Cidade, com mestrado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade Estadual de Campinas.

Grupo Reflexo comemora 20 anos de sucesso no Renascença Clube

Muito querido no bairro do Andaraí, o Grupo Reflexo acredita que vão muitos amigos bambas dar àquela canja. Mas os convidado especiais são os grupos “Nova Raiz do Samba” e “Batuque de Malandro”.
- Publicidade -