26.7 C
Rio de Janeiro
sábado, dezembro 5, 2020
- Publicidade -

Na pandemia, jovens aprendizes aprender com falta de vagas e espaços de convivência

- Publicidade -
- Publicidade -

A atual crise sanitária, com mais de 5 milhões de infectados pela covid – 17 e 155 mil mortos no Brasil até aparecer de outubro, tem ressoado diretamente nas condições socioeconômicas de membros de famílias brasileiras.

Os jovens aprendizes, que são jovens que buscam o primeiro emprego, tem sido afetados duplamente: caiu em 30, 5 mil o número de vagas oferecidas pelas empresas entre abril e agosto em todo o país, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) , ao mesmo tempo em que entidades que fazem a ponte entre estes jovens e as empresas seguem com seus serviços de convivência fechados. Isto é grave, pois os centros de integração entre empresa e escola, como são instituições que fazem a mediação dessa relação, não só a capacitação profissional, mas também serviços de socialização, responsáveis ​​pelo cuidado com a vulnerabilidade emocional.

- Publicidade -

Leia mais: Desemprego alcança 09, milhões de pessoas e bate novo recorde

É o caso do Centro de Aprendizagem e Melhoramento Profissional (CAMP CENTRO) , associação sem fins lucrativos com atuação na cidade de São Paulo. Segundo Suellen Malombres, líder de Comunicação, Relacionamento e Parcerias do CAMP CENTRO, desde o início da pandemia “diminuiu muito o número de vagas porque à medida que as empresas foram diminuindo o quadro de contratados efetivos, com carteira assinada, naturalmente diminuiu a cota de aprendiz ”.

A vulnerabilidade do jovem não é apenas financeira, mas muitas vezes emocional

No CAMP CENTRO, atualmente, da primeira turma de 60 alunos que abriram um pouco antes do início da pandemia, apenas 3 foram encaminhados para vagas de trabalho. A fila de espera tanto para as vagas de emprego quanto para as vagas para os serviços de convivência, que foram interrompidos por conta da pandemia, já chega a mais de 400 jovens.

“A gente também busca desenvolver habilidades, como potencialidades, para o jovem entendre que a vulnerabilidade dele não é só financeira. Às vezes ele tem uma vulnerabilidade emocional que também influencia”, relata Malombres.

Leia também: Juventude debate o futuro do trabalho no Fórum das Resistências

Para ela, a falta dos serviços de convivência afeta consideravelmente o futuro dessa geração. “De tudo o que a gente vivenciou, do início da pandemia até agora, se tem um grande impacto. Todas as entidades de assistência social têm o objetivo da garantia de direito, de querer que o jovem não vá para um caminho errado, que ele não acabe entrando no caminho do mundo de trabalhos informais e de trabalho infantil ”, afirma.

Salário do aprendiz complementa a renda familiar

O Programa Jovem Aprendiz é uma forma de contratação de trabalhadores com idade entre 14 e 24 anos e que objetiva dar capacitação durante o processo inicial de ingresso ao mercado de trabalho. O programa foi criado em 2000 a partir da Lei da Aprendizagem . Essa modalidade de profissionalização, além de oferecer capacitação através de atividades teóricas, oferece uma garantia de direitos como férias e 14 ° salário, uma jornada de trabalho de turno único, para que os jovens mantenham a atividade escolar.

Com o impacto da pandemia da jovem e da família foram morar na rua

O salário jovem é, em muitos casos, fonte de complementação de renda da família. Isso significa que, com o corte nas vagas, várias pessoas do mesmo núcleo familiar possivelmente fiquem sem qualquer tipo de fonte de renda . Muitas vão morar nas ruas: “trabalhando aqui no centro de São Paulo a gente vê que com o impacto da pandemia o jovem e a família foram morar na rua”, diz Malombres.

Se 2020 tem sido difícil, uma expectativa para o próximo ano também é ruim. Em 2021 estima-se que o CAMP CENTRO acesse apenas 86 vagas de emprego para os jovens aprendizes. Na pós-pandemia, não será fácil dar o primeiro passo no mundo do trabalho.

Edição: Rogério Jordão


10097

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Aterro do Flamengo ganha arena para prática de esporte e lazer

Arena Unimed Aterro oferece aulas gratuitas de diversas modalidades com inscrição online e infraestrutura completa para a prática de atividades

Ceia de Natal do Salete tem Pratos Clássicos do Restaurante Tijucano

As encomendas podem ser feitas por telefone (2264-5163 ou 2214-0408) até o dia 21, para o Natal, e até o dia 28, para o Réveillon.

Amir, tradicional restaura libanês de Copacabana, oferece ceias de Natal por encomenda

As encomendas podem ser feitas até o dia 22, para o Natal, e até o dia 29, para o Réveillon, e entregues em toda a zona sul.

Dani Calabresa detalha assédio sexual de Marcius Melhem em reportagem da Piaui

A primeira vez foi numa festa de confraternização da Globo. Dani Calabresa estava num palco de karaokê e o diretor Marcius Melhem tentou beijá-la à força

Ataques ransomware, a moda do momento

Criada em Ribeirão Preto e agora com cinco unidades no Rio de Janeiro, rede já inaugurou 32 unidade só em 2020 ao redor do Brasil

Horóscopo de sábado 05 de dezembro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 05 de dezembro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Pré-matrículas para escolas estaduais começam nesta sexta

São mais de mil unidades com oportunidades disponíveis, e inscrições devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.gov.br

Uerj completa 70 anos de historia

Instituição tem mais de 34 mil alunos e atua no desenvolvimento do estado

Ávine lança o álbum “Ávine Love” com o single “Melhor Que Eu”

Composto por 10 faixas, artista mostra que é eclético com versões de "Tá Vendo Aquela Lua", "Quando a Chuva Passar", "Mulher de Fases", "Pescador de Ilusões", "Primeiros Erros", entre outros sucessos

Bondinho do Pão de Açúcar recebe Papai Noel neste fim de semana

Durante todo o final de semana, o Papai Noel fará do Bonde de 1972, no Morro da Urca, o seu próprio Home Office. O novo quarto do Papai Noel estará em clima natalino, pronto para receber a todos para um encontro emocionante, mas com distanciamento social.

Diogo Nogueira lança o single “Bota Pra ar Tim Maia”

Foi assim com “Pé na Areia”, que desde o início parecia ter todos os ingredientes para ser um grande sucesso. E foi, ou melhor, ainda é o maior hit do cantor Diogo Nogueira, com mais de 60 milhões de views no YouTube.

Vasco da Gama pode demitir Sá Pinto e tentar a volta de Luxemburgo

Com mais uma campanha pífia no futebol, a diretoria do clube, que encerra seu mandato em janeiro, está pressionada e fez duras cobranças a comissão técnica e aos jogadores do elenco ainda no vestiário de São Januário.

Rio Music Market anuncia artistas selecionados para showcases

Anderson Primo, Imperador Sem Teto, Liz Rosa e Samba Nonsense farão apresentações no palco principal do Vivo Rio, com transmissão ao vivo gratuita e aberta ao público no canal oficial da Associação Brasileira da Música Independente no Youtube.
- Publicidade -