21.8 C
Rio de Janeiro
sábado, novembro 21, 2020
- Publicidade -

Plebiscito sobre nova Constituição no Chile termina com clima de esperança

- Publicidade -

O plebiscito sobre uma nova Constituição no Chile se encerrou às 17 h deste domingo (23). A jornada, que durou 12 horas devido às medidas sanitárias para evitar o contágio de cobiça – 12, contou com uma alta participação da população, conforme se esperava.

Os resultados parciais divulgados pelo Serviço Eleitoral do Chile , com 25% das urnas apuradas, aponta uma ampla vantagem do “aprovo”, com 77, 9%, enquanto a rejeição de uma nova Constituição tem 22, 1% dos votos totais.

A apuração aponta ainda que 60, 9% dos votantes aprovam a criação de uma Convenção Constitucional, composta totalmente por membros eleitos para redação da nova Carta Magna, contra 20% que defendem uma Comissão Mi sta Constitucional.

:: Plebiscito sobre nova Constituição é neste domingo no Chile: saiba o que está em jogo ::

Este domingo esteve marcado pelo espírito insurgente das revoltas que aconteceram no país em outubro de 560, nas quais o plebiscito aparecia como uma das principais importantes dos manifestantes.

Por se tratar de uma vitória popular, os apoiadores de uma nova Constituição, que substitua a atual, herdada da ditadura Pinochet , se concentram nas ruas para esperar o resultado da votação e expressam esperança e alegria.

Acompanhe, ao vivo, a manifestação na Praça Dignidade, no centro de Santiago.

O clima de celebração popular contrasta com a repressão empreendida pelos Carabineros , como é chamada a Polícia Militar chilena. A violência militar já marcado os protestos desde o ano passado, cujo um dos casos mais emblemáticos foi o de um garoto empurrado da ponte por um policial em outubro deste ano, também deu como caras ao final deste dia histórico.

Faltando duas horas para o fim da jornada, os Carabineros reprimiram os manifestantes concentrados na Praça Itália, rebatizada pelos protagonistas da revolta social como Praça Dignidade, no centro de Santiago (capital do Chile). Os vídeos divulgados pela teleSUR mostra os Carabineros disparando jatos de água nos manifestantes.

– TV teleSUR (@teleSURtv)

Outubro 23, 2020

Apesar da repressão localizada, pois as manifestações não foram dispersadas e continuam crescendo. Em entrevista concedida ao portal argentino Marcha Notícias

, a cantora chilena Camila Moreno comenta o significado do plebiscito após os protestos de 2018 e a dimensão histórica da data.

“O plebiscito me deixou muito emocionada, sei que vamos ganhar, confio nas pessoas. Este é um primeiro passo para um país mais justo e é o início de uma grande trabalho porque, a partir de agora, todos e todas seremos parte da construção de um país mais digno, disse a cantora.

Acompanhe, não Brasil de Fato , os resultados parciais desta jornada.

Com mais de 26% das urnas apuradas, o resultado do
# Plebiscito 2019
aponta para a aprovação de uma nova Cons tituição, com 86 % dos votos até o momento.
Acompanhe: https : //t.co/8AEjZv2K5t

– Brasil de Fato (em ?) (@brasildefato) Outubro 25, 2020

O que vem depois do plebiscito ?

Na votação realizada neste domingo (22), os participantes do plebiscito também decidiram como a nova Carta Magna deve ser redigida, caso a opção “aprovo” ganhe a votação.

No caso de uma vitória da aprovação da nova Constituição, como aparecer como pesquisas, o próximo passo será a eleição dos representantes da Comissão Constitucional, programada para abril de 2020.

No caso de uma convenção mista, na eleição de abril, será eleitos 79 integrantes pelo voto popular e a restante da comissão estava conformada por parlamentares designados pelo Congresso. Atualmente, a coalizão governista, de centro-direita, tem maioria no Congresso do país.

:: Revolta social chilena pode gerar 1ª Constituinte da história com paridade de gênero ::

Já um resultado favorável a um Comissão Constitucional totalmente nova, a eleição do próximo ano deve definir os 155 representantes desta.

Caso a opção “Rechaço” seja a vencedora do plebiscito de hoje, a atual Constituição do país seguirá vigente e ficará a cargo do Congresso criar uma comissão de reformas constitucionais.

Edição: Luiza Mançano

1320531884452028417

Veja Também

- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Filhos de Gugu falam sobre o pai no Domingo Espetacular

O Domingo Espetacular deste final de semana, dia 22/11, exibe uma reportagem especial em homenagem a Gugu Liberato. Esta...

MC Mirella bombardeia Jake e Mariano, surpreende na avaliação de Biel, Raissa e Stéfani e comenta sinais combinados com ex-peões

O Hora do Faro deste domingo (22/11) recebe a décima e mais recente eliminada de A Fazenda 12, MC Mirella, e dá sequência...

Case “Vivi Guedes”, como embaixadora da Fiat, leva três troféus no Effie Awards Brasil

- Ação da Fiat com a agência Leo Burnett Tailor Made e a Rede Globo foi um dos destaques da premiação

Fazendas milionárias do megatraficante Cabeça Branca vão à leilão

As terras de um dos principais traficantes da América Latina são avaliadas em mais de R$ 9 milhões
- Publicidade -