27.5 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, dezembro 2, 2020
- Publicidade -

Brigadistas estão desde setembro sem receber diárias para pagar alimentação e estadia

- Publicidade -
- Publicidade -

Em meio ao pior período de queimadas vivenciados na história recente do país , segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) , brigadistas que se deslocaram para atuar em zonas críticas, como a Amazônia e o Pantanal , estão desde setembro sem receber como fonte de alimentação, estadia e .

Atualmente são cerca de 1,4 mil brigadistas atuando em 16 Estados e no Distrito Federal, de acordo com os dados do próprio governo federal.

- Publicidade -

Relembre: Pantanal: chuva não ajuda e fogo já destruiu 21% Parque do Encontro das Águas

“Os brigadistas da Bahia, do Piauí, Pernambuco, por exemplo, quando comprados pra cá têm que receber as informações diárias à alimentação e estadia. São muitos milhas, e eles têm que se alimentar, dormir, etc. Porém até agora ninguém soa nada, tá todo mundo trabalhando sem receber as diárias ”afirma Márcio Yule, coordenador do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) do Mato Grosso do Sul, responsável pela atuação de brigadistas que atuam no combate ao fogo no Pantanal.

O PrevFogo, vinculado ao Ibama , tem a competência de coordenação como responsabilidades à organização, implementação e operacionalização das atividades relacionadas com a educação, pesquisa, prevenção e controle e combate aos incêndios florestais e queimadas.

O coordenador afirma que, na verdade, o valor deveri ser repassado para os profissionais antes das viagens terem sido feitas. “Pela norma, pela legislação de pagamento, você tem que receber antes de viajar. Porque é um dinheiro que você recebe para cobrir. Se não, você tá pagando para trabalhar ”, denuncia.

Leia mais: Como desmonte os órgãos ambientais tem relação direta com o fogo nas florestas

Política antiambiental

A informação é mais um elemento da política e de gestão ambiental que se desenrola no governo federal. A última ocorrência da confusão na quarta-feira (19) , quando o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles ordenou a paralisação do trabalho dos brigadistas, alegando falta de recursos

Dois dias o ministro foi desmentido pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que desfez a ordem e publicamente o remanejameno extraordinário de recursos para R $ 14 milhões do Ministério do Meio Ambiente . “Já está tudo resolvido. Ontem [quarta-feira], foi acertado, o Tesouro vai liberar o recurso que está bloqueado”, disse Mourão.

O recurso liberado, porém, não é o suficiente para quitar as contas. Segundo declaração do presidente do Ibama, Eduardo Bim, o órgão acumula dívidas de mais de 14 milhõe s . Entre as contas em aberto estão luz, abastecimento de veículo, aluguel de aeronaves.

Outro problema estrutural do órgão é a falta de profissionais para dar conta do agravamento dos problemas ambientais, que espera para os próximos anos no país. Conforme projeção do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna do Ibama , a pasta tem um déficit de 2. 560 funcionários. O mesmo documento aponta que em 2021, pela primeira vez, o número de cargas vagos desocupados será maior que o número de cargas ocupados.

Leia mais:

Perseguição, fraudes e desmonte: governo acentua guerra contra fiscais ambientais

Outro alerta de Yule é esta realidade em um cenário em que uma perspectiva climática não ajuda. “Há uma previsão, uns prognósticos climáticos, de que seriam quatro anos de seca. E nós estamos no segundo. O que preocupa é isso. ”

Não à toa, o coordenador da PrevFogo defende, ao contrário da prática atual, a ampliação do trabalho dos brigadistas.

“Esse período todo serviu para a gente discutir brigada permanente. Não de combate, mas uma brigada no período, sem ser o período crítico, no primeiro semestre, ela trabalhar com manejo integrado do fogo, trabalhar na formação de brigadas voluntárias em fazendas-polos, treinar trabalhadores, moradores. ”

O Brasil de Fato entrou em contato com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ibama para obter informações sobre o pagamento dos brigadistas, como despesas do Ibama e como ações de combate aos incêndios para os próximos anos de seca. Porém o MMA informou que se trata de responsabilidade do Ibama, embora o orçamento do órgão dependa da massa. O Ibama, por sua vez, não retornou até a publicação da reportagem.

Edição: Marina Duarte de Souza


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Feira Samba do Machado, no Catete, tem artesanato, música e gastronomia para o Carioca

A feira virou ponto de encontro tradicional no Catete, com uma programação cultural diversificada, reunindo diversos artesãos que oferecerem produtos variados, como moda praia, moda fitness e moda afro, calçados, bijuterias, cartonagem, entre outros, além de alimentos e bebidas.

Últimas Notícias

Polícia Federal apreende cerca de 2,5 toneladas de cocaína em Caxias

Policiais federais ingressaram em um galpão localizado em Duque de Caxias/RJ, onde localizaram a droga, armas e prenderam dois homens em flagrante

Confira o calendário de pagamento de benefícios do INSS de 2021

Segurados do INSS já podem conferir a data em que os depósitos serão feitos no próximo ano

No Congresso, Pazuello diz que Ministério da Saúde vai buscar vacina de excelência

Ele também reafirmou que, no que depender do governo, a população não será obrigada a se imunizar contra o vírus que causa a covid-19.

Feira Samba do Machado, no Catete, tem artesanato, música e gastronomia para o Carioca

A feira virou ponto de encontro tradicional no Catete, com uma programação cultural diversificada, reunindo diversos artesãos que oferecerem produtos variados, como moda praia, moda fitness e moda afro, calçados, bijuterias, cartonagem, entre outros, além de alimentos e bebidas.

Dia Nacional do Samba tem Trem online na “Portela” e exposição no Museu do Samba, na Mangueira

O Dia Nacional do Samba – comemorado em 02 de dezembro – será diferente em 2020. Sem muitos motivos para comemorara a data será marcada por comemorações online em todo o Brasil, principalmente no Rio de Janeiro.

TV Brasil exive o road movie “Estradeiros” no Cine Nacional

O documentário utiliza uma narrativa que interpreta a geografia, a organização política e social e a mitologia de uma tribo que, diga-se de passagem, não se reconhece como tal.

Brasil Visto de Cima exibe belezas do litoral Norte de Santa Catarina

Sobrevoo mostra paisagens e cartões postais da região costeira

Corrientes 348 apresenta novidades nas unidades Marina da Glória e Barra da Tijuca

Rede criada em São Paulo tem duas unidades no Rio de Janeiro - na Marina da Glória e na Barra.

Novo prazo da Lei Kandir é regulamentado no Rio

Pela nova norma, o crédito do imposto, incidente em insumos como energia elétrica, telecomunicações e outras mercadorias passa de janeiro de 2020 para janeiro de 2033

Brasil retoma produção de urânio

No país, o minério é usado dentro de usinas nucleares e para a propulsão nuclear de submarinos

Feira Samba do Machado, no Catete, tem artesanato, música e gastronomia para o Carioca

A feira virou ponto de encontro tradicional no Catete, com uma programação cultural diversificada, reunindo diversos artesãos que oferecerem produtos variados, como moda praia, moda fitness e moda afro, calçados, bijuterias, cartonagem, entre outros, além de alimentos e bebidas.

Nova Fiat Strada é a Picape do Ano no Brasil

- Segunda geração do comercial leve da marca coleciona prêmios entre os jornalistas especializados, um reconhecimento à altura da força do líder de seu segmento há 20 anos - Destaque também para Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, escolhido Executivo do Ano, até o momento, em três premiações por sua liderança no período mais desafiador da indústria automotiva nacional

Hacker anuncia venda de acesso a servidor das Forças Armadas

“O Ministério da Defesa silenciou sobre um anúncio que circulou em um dos principais sites dedicados ao cibercrime na deep wep, o submundo da internet, há duas semanas”, diz a Crusoé.
- Publicidade -