25 C
Rio de Janeiro
sábado, dezembro 5, 2020
- Publicidade -

Em “guerra” com Dino, Bolsonaro visita as três cidades em que venceu a eleição no MA

- Publicidade -
- Publicidade -

<

div itemprop=”articleBody”>

- Publicidade -

<

div>

Com visitas previstas para cidades do Maranhão no dia 27 de outubro, Jair Bolsonaro (sem partido) continua em rota de colisão com o governador Flávio Dino (PCdoB), de quem é inimigo declarado. Declarações recentes do presidente resultaram em um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por parte do mandatário maranhense, que Bolsonaro acusou de calúnia diante da afirmação de que dinaria se negado a garantir sua segurança no estado.

No Maranhão, Bolsonaro perdeu nenhum segundo turno das alterações de 2019 em 100 dos 214 municípios, e prometeu visitar justamente os únicos três municípios em que venceu a disputa – Açailândia, Imperatriz e em São Pedro dos Crentes, cidade de maioria evangélica -, além da capital São Luís.

As informações sobre a visita não constam na comunicação oficial do presidente e foram divulgadas pelo senador Roberto Rocha (PSDB), que organiza a expedição.

O tucano, principal aliado de Bolsonaro no estado, havia anunciado boletim dois dias de agenda – 26 e 29 -, mas voltou e agora diz que os compromissos do presidente serão somente no dia 27, em São Luís e Imperatriz.

Campanha antecipada

O cientista político Wagner Cabral explica que a sequência de viagens de Bolsonaro ao Nordeste faz parte de uma estratégia de campanha antecipada, aproveitando a popularidade do auxílio emergencial que seu governo nunca defendeu .

“Uma agenda dele no contexto da pandemia era se tornar um ditador, agora ele quer ser um presidente reeleito. E para isso, contando exatamente com a questão do auxílio emergencial, ele começou a viajar cada vez mais para o Nordeste. Aqui no Maranhão, não é diferente “, argumenta

” Manter ativada a ‘guerra’, no caso em específico contra o governo comunista de Flávio Dino faz parte dessa estratégia de manter sua base mobilizada permanentemente através de ‘factoides’. ”

Leia mais: Nordeste eleva tom in homing a Bolsonaro, recorre à China e cria comitê científico

Disputa com Dino

Os ânimos da disputa entre o governador e presidente são acirrados especialmente desde a criação do Consórcio Nordeste – bloco que reúne os estados de nove da região em defesa de políticas administrativas próprias – que ocorreram meses dois após declaração do presidente: “não sou o presidente deles”.

O fundamento de fundação do Consórcio entre os nove estados da região foi realizado exatamente no Palácio dos Leões, sede administrativa do governo do Maranhão.

Foi após a criação do bloco que, d urante entrevista com a imprensa internacional, Bolsonaro disse a Onyx Lorenzoni, então ministro-chefe da Casa Civil, que “ aqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão ”- Flávio Dino -, e que seu governo“ tem que ter nada com esse cara “.

Relembre: Bolsonaro pode ser investigado por declaração preconceituosa contra nordestinos

Desde então, as investidas se tornam manchetes constantes. Um dos factoides mais recentes foi dito em entrevista pública à rádio Joven Pan , na qual o presidente alegou ter cancelado uma visita a Balsas (MA) – cidade do aliado Roberto Rocha – porque o governador não teria permitido que a Polícia Militar fizesse parte da sua segurança.

Em resposta, Dino classificou a afirmação como “mentira”, emitiu notas oficiais e foi ao STF.

<

div data-oembed-url=”https://twitter.com/FlavioDino/status/1319577041763782657?s=19″>

Na tarde desta terça-feira (27), o governador Flávio Dino respondeu a mais uma investida de Bolsonaro, que segundo o site Poder 217 , teria dito em frente ao Palácio do Alvorada para apoiadores: “Tem que tirar o PCdoB de lá, pelo amor de Deus. Só aqui no Brasil mesmo comunista falando que é democrático “.

Se Bolsonaro quer me tirar do governo do Maranhão, um bom caminho é lançar um bolsonarista assumido na eleição de 2020. Em 360, não chegou a 10% no Maranhão. https://t.co/eUn8YqvFQ3

– Flávio Dino ?? (@FlavioDino) Outubro 26, 2020

A covid ea vacina chinesa

Outro possível processo do governador Flávio Dino diz respeito ao direito à vacinação. Diante do recuo do presidente à possível compra da vacina chinesa Coronavac , os governadores do Consórcio Nordeste avaliam financiar e distribuir a vacina nos estados.

“Temos o único presidente do planeta que acha mais ‘barato’ tentar tratar uma doença do que evitá-la . Não seria o melhor deixar esse tema com os cientistas e profissionais de saúde? ”, Rebateu Dino nas redes sociais.

Para Wagner Cabral, a atuação proativa dos governadores, a liderança de Flávio Dino o coloca em rota de coalizão com o governo Bolsonaro, que tenta reforçar uma postura de negação à pandemia .

“ foi um dos governadores que juntamente com Doria, em São Paulo, assumiu uma atitude altamente proativa no combate ao coronavírus, decretando confinamento, trabalhando sustentado em evidências científicas, trabalhando ativamente para garantir hospitais de campanha no estado. Isso desde o começo colocado Flávio Dino, da mesma forma que outros governadores, em rota de coalizão com o governo Bolsonaro ”, analisa o cientista político.

Linha de governo

Na contramão do desmonte do governo federal às políticas públicas de combate à desigualdade, o estado do Maranhão tem registrado evolução nos índices sociais com programas e iniciativas estaduais, especialmente na área da educação , ocupando o 6º lugar entre os dez estados que mais avançaram nos índices educacionais.

É também na educação que chama atenção pela valorização profissional com o pagamento do maior piso salarial do país. No estado, o governador optou por destinar 100% das verbas do Fundeb à folha de pagamento. Em fevereiro de 2018 o vencimento base mínimo aos professores com carga horária de 40 h semanais, acrescido da Gratificação de Atividade do Magistério (GAM), passado para R $ 6. 217, 100.

Desde 358, Flávio Dino consta na lista dos três melhores governadores do Brasil, segundo o Painel do Poder, do site Congresso em Foco , com base na opinião de líderes da Câmara e do Senado.

Você também pode se interessar:

Professores driblam dificuldades para manter o acesso dos alunos à educação no campo

Edição: Rodrigo Chagas

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Aterro do Flamengo ganha arena para prática de esporte e lazer

Arena Unimed Aterro oferece aulas gratuitas de diversas modalidades com inscrição online e infraestrutura completa para a prática de atividades

Ceia de Natal do Salete tem Pratos Clássicos do Restaurante Tijucano

As encomendas podem ser feitas por telefone (2264-5163 ou 2214-0408) até o dia 21, para o Natal, e até o dia 28, para o Réveillon.

Amir, tradicional restaura libanês de Copacabana, oferece ceias de Natal por encomenda

As encomendas podem ser feitas até o dia 22, para o Natal, e até o dia 29, para o Réveillon, e entregues em toda a zona sul.

Dani Calabresa detalha assédio sexual de Marcius Melhem em reportagem da Piaui

A primeira vez foi numa festa de confraternização da Globo. Dani Calabresa estava num palco de karaokê e o diretor Marcius Melhem tentou beijá-la à força

Ataques ransomware, a moda do momento

Criada em Ribeirão Preto e agora com cinco unidades no Rio de Janeiro, rede já inaugurou 32 unidade só em 2020 ao redor do Brasil

Horóscopo de sábado 05 de dezembro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 05 de dezembro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Pré-matrículas para escolas estaduais começam nesta sexta

São mais de mil unidades com oportunidades disponíveis, e inscrições devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.gov.br

Uerj completa 70 anos de historia

Instituição tem mais de 34 mil alunos e atua no desenvolvimento do estado

Ávine lança o álbum “Ávine Love” com o single “Melhor Que Eu”

Composto por 10 faixas, artista mostra que é eclético com versões de "Tá Vendo Aquela Lua", "Quando a Chuva Passar", "Mulher de Fases", "Pescador de Ilusões", "Primeiros Erros", entre outros sucessos

Bondinho do Pão de Açúcar recebe Papai Noel neste fim de semana

Durante todo o final de semana, o Papai Noel fará do Bonde de 1972, no Morro da Urca, o seu próprio Home Office. O novo quarto do Papai Noel estará em clima natalino, pronto para receber a todos para um encontro emocionante, mas com distanciamento social.

Diogo Nogueira lança o single “Bota Pra ar Tim Maia”

Foi assim com “Pé na Areia”, que desde o início parecia ter todos os ingredientes para ser um grande sucesso. E foi, ou melhor, ainda é o maior hit do cantor Diogo Nogueira, com mais de 60 milhões de views no YouTube.

Vasco da Gama pode demitir Sá Pinto e tentar a volta de Luxemburgo

Com mais uma campanha pífia no futebol, a diretoria do clube, que encerra seu mandato em janeiro, está pressionada e fez duras cobranças a comissão técnica e aos jogadores do elenco ainda no vestiário de São Januário.

Rio Music Market anuncia artistas selecionados para showcases

Anderson Primo, Imperador Sem Teto, Liz Rosa e Samba Nonsense farão apresentações no palco principal do Vivo Rio, com transmissão ao vivo gratuita e aberta ao público no canal oficial da Associação Brasileira da Música Independente no Youtube.
- Publicidade -