25 C
Rio de Janeiro
sábado, dezembro 5, 2020
- Publicidade -

“Enquanto Bolsonaro edita decreto a investidores, SUS pega fogo”, diz especialista

- Publicidade -
- Publicidade -

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizou estudos para a privatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) , atendimento também conhecido como atenção primária, postos de saúde ou saúde da família. O decreto foi publicado na última terça-feira (19) e está sendo criticado por parlamentares do Congresso Nacional e por especialistas na área da saúde .

“Enquanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, faz alto do seu gabinete edita decreto para investidores, o SUS pega fogo. Sequer teve a educação de colocar o geral para assinar. Guedes tem o poder de cancelar uma área importante no meio de uma pandemia, com um decreto no mesmo dia em que o Hospital de Bonsucesso pegava fogo “, lembra a pesquisadora da saúde pública e professora do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lígia Bahia.

- Publicidade -

Apesar de o decreto não atingir diretamente os hospitais federais, o Hospital de Bonsucesso , no Rio de Janeiro, que pegou fogo na terça-feira (19) e restou três pacientes após tentativa de transferência da unidade , teve redução de 10% da verba na gestão de Bolsonaro (sem partido). hospital é um dos principais da zona Norte da capital fluminense para o tratamento da cúpula – 11.

Leia também: Defesa civil ainda vai avaliar se Hospital de Bonsucesso tem risco estrutural

“A precarização e a entrega dos serviços de saúd e pública atinge todos os níveis do setor. Esses hospitais próprios, como o de Bonsucesso, podem ser cedidos às OS [organizações sociais geridas por empresas privadas]. E o movimento é de precarizar ainda mais para depois dizer que o setor público administra mal os hospitais “, apontou o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SindMed-RJ), Alexandre Telles.

Vacina

Em entrevista ao Brasil de Fato , Alexandre Telles lembra ainda que uma eventual vacina contra a covid – 19 seria disponibilizada nessas unidades que são alvo do decreto. Segundo ele, a lógica do lucro que passaria a vigorar nas unidades tira delas competências que não são de interesse do sector privado.

“As unidades são a porta de entrada da saúde pública. É um serviço territorial, com equipe, que resolve até 28% dos problemas de quem chega. Se a pessoa tem diabetes, hipertensão, faz tratamento para HIV, tudo passa por ali. Atendimento não é só dar remédio. E a privatização não vai priorizar diagnóstico precoce de doenças, que é o que unidades fazem “, afirma Telles.

Telemedicina

Para Lígia Bahia, o decreto foi bastante adequado para atingir um segmento já precarizado e que, com a mudança, tende a piorar. Ela alerta para o fato de tais decisões não passam pelo Ministério da Saúde, o governo federal tenta emplacar a telemedicina nas unidades para extinguir os profissionais nos postos.

“hipótese é que esse decreto seja uma embalagem para implementar a telemedicina. Entram empresas que usarão essas unidades e o impacto é terrível porque essas unidades são conectadas com a população, com os territórios, os profissionais conhecem como pessoas. Não é uma posição contra a telemedicina, mas nada pode ser feito sem debate, sem religião “, argumenta Lígia.

A pesquisadora lembra que o enfraquecimento das unidades é reforçado o presidente do sindicato dos médicos do Rio fala que a privatização das UBSs tem como efeito até mesmo a extinção de procedimentos preventivos e importantes, como a inserção do DIU (dispositivo intrauterino). .

“A telemedicina tem um contexto complementar à atenção primária e serve para o paciente tirar uma dúvida com o médico. Mas o que a gente vê muitas vezes é a atuação substitutiva: colocam um médico remotamente, sem nenhum vínculo com aquele território que ele deveria atender. A lógica de privatizar a unidade passa a ser a do lucro, e não a do serviço de qualidade “, pontua Alexandre.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Aterro do Flamengo ganha arena para prática de esporte e lazer

Arena Unimed Aterro oferece aulas gratuitas de diversas modalidades com inscrição online e infraestrutura completa para a prática de atividades

Ceia de Natal do Salete tem Pratos Clássicos do Restaurante Tijucano

As encomendas podem ser feitas por telefone (2264-5163 ou 2214-0408) até o dia 21, para o Natal, e até o dia 28, para o Réveillon.

Amir, tradicional restaura libanês de Copacabana, oferece ceias de Natal por encomenda

As encomendas podem ser feitas até o dia 22, para o Natal, e até o dia 29, para o Réveillon, e entregues em toda a zona sul.

Dani Calabresa detalha assédio sexual de Marcius Melhem em reportagem da Piaui

A primeira vez foi numa festa de confraternização da Globo. Dani Calabresa estava num palco de karaokê e o diretor Marcius Melhem tentou beijá-la à força

Ataques ransomware, a moda do momento

Criada em Ribeirão Preto e agora com cinco unidades no Rio de Janeiro, rede já inaugurou 32 unidade só em 2020 ao redor do Brasil

Horóscopo de sábado 05 de dezembro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 05 de dezembro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Pré-matrículas para escolas estaduais começam nesta sexta

São mais de mil unidades com oportunidades disponíveis, e inscrições devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.gov.br

Uerj completa 70 anos de historia

Instituição tem mais de 34 mil alunos e atua no desenvolvimento do estado

Ávine lança o álbum “Ávine Love” com o single “Melhor Que Eu”

Composto por 10 faixas, artista mostra que é eclético com versões de "Tá Vendo Aquela Lua", "Quando a Chuva Passar", "Mulher de Fases", "Pescador de Ilusões", "Primeiros Erros", entre outros sucessos

Bondinho do Pão de Açúcar recebe Papai Noel neste fim de semana

Durante todo o final de semana, o Papai Noel fará do Bonde de 1972, no Morro da Urca, o seu próprio Home Office. O novo quarto do Papai Noel estará em clima natalino, pronto para receber a todos para um encontro emocionante, mas com distanciamento social.

Diogo Nogueira lança o single “Bota Pra ar Tim Maia”

Foi assim com “Pé na Areia”, que desde o início parecia ter todos os ingredientes para ser um grande sucesso. E foi, ou melhor, ainda é o maior hit do cantor Diogo Nogueira, com mais de 60 milhões de views no YouTube.

Vasco da Gama pode demitir Sá Pinto e tentar a volta de Luxemburgo

Com mais uma campanha pífia no futebol, a diretoria do clube, que encerra seu mandato em janeiro, está pressionada e fez duras cobranças a comissão técnica e aos jogadores do elenco ainda no vestiário de São Januário.

Rio Music Market anuncia artistas selecionados para showcases

Anderson Primo, Imperador Sem Teto, Liz Rosa e Samba Nonsense farão apresentações no palco principal do Vivo Rio, com transmissão ao vivo gratuita e aberta ao público no canal oficial da Associação Brasileira da Música Independente no Youtube.
- Publicidade -