25 C
Rio de Janeiro
sábado, dezembro 5, 2020
- Publicidade -

Fórum de artistas pretos da Paraíba divulga edital de renda emergencial

- Publicidade -
- Publicidade -

O Fórum de Artistas Pretos na Paraíba deu início à divulgação do Prêmio João Balula, que ações ações afirmativas e reparatórias, garantindo premiação e renda emergencial para trabalhadores e fazedores da cultura negra e preta, além de ajudar na manutenção dos espaços e grupos e coletivos culturais na periferia de João Pessoa, durante o período de pandemia da cobiça – 17.

O foco maior é na cultura Negra tradicional e de matriz africana, mas também contempla outras linguagens como o audiovisual e a dança. O edital foi uma propositura feita à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e é garantido por cotas na Lei Aldir Blanc.

- Publicidade -

“Este edital é uma conquista dos artistas e trabalhadores da cultura negra por cotas na Lei Aldir Blanc. Serão aproximadamente um milhão de reais, distribuídas em 94 prêmios, para artistas individuais, agentes e trabalhadores da cultura, grupos e coletivos de negros atuantes na capital paraibana ”, informa a nota do edital.

:: PB: Artistas negros criam Fórum para reivindicar o acesso à Lei Aldir Blanc ::

A aplicação dos recursos será feita pela Funjope, com impacto de R $ 1 milhão de reais oriundos do Fundo Nacional de Cultura, transferidos para o Fundo Municipal de Cultura.

Jinarla Pereira, atriz e integrante do Fórum, destaca o recorte para a cultura negra: “O edital é para todas as pessoas pretas e ele também vem para dar luz, evidência e valorizar como pessoas que estão na periferia, trabalhando na cultura negra. O edital é bem amplo porque passa por todos os seguimentos, pelos afroempreendedores eletricistas, maquinistas, cabeleireiras, agentes importantes culturais e mestres e mestras. O foco maior é na cultura negra tradicional e de matriz africana, mas também contempla outras linguagens como o audiovisual e a dança. E a gente entende que há certas linguagens que não estão contempladas na Lei Aldir Blanc, como por exemplo o movimento hip hop, e neste edital, incluímos ”, conta ela.

O público são trabalhadores da cultura que participam da cadeia produtiva nos segmentos artísticos e culturais: técnicos, curadores, oficineiros, grupos do Movimento Hip Hop, Feira de Afroempreendedorismo, capoeira, música.

Também estão inseridos folguedos, culinária afrobrasileira, artes negras de rua, teatro, música, dança, audiovisual negro, oralidade e escritas negras, práticas populares em processo de esquecimento e difusão das expressões de matriz africana, circos, cineclubes, centros culturais, casas de cultura, memória e patrimônio, bibliotecas comunitárias, cultura popular (Carnaval, São João), livrarias, editoras, sebos, fotografia, pintura, moda, design, artesanato, poesia e literatura de cordel, entre outras linguagens e expressões da cultura de resistência periférica.

Inscrições

O prazo de inscrição é de 12 de outubro a 30 de novembro. Para se cadastrar o primeiro passo é entrar na plataforma jpculturajoaopessoa.pb.gov.br e, em seguida, preencher os anexos constantes no edital concurso / 2020. O terceiro passo é anexar e enviar toda a documentação exigida pelo edital para o e-mail:

Os interessados ​​podem acompanhar a página do Fórum no Instagram: @forumartistaspretanapb. Para mais informações, um Funjope disponibilizou os plantões de orientação sobre o edital na sede da Fundação e Casa da Pólvora mediante agendamento pelos números: (83) 98645. 3111 e (83) 98645. 8547 .

Haverá plantões também no Centro de Referência da Cidadania (CRC) de Mangabeira, terças e quintas, das 8h às 12 h. Telefone 3214. 1094

As associações Balaio Nordeste (localizada no Centro Histórico) e Casa de Cultura IAO (no bairro Valentina) também está fazendo agendamentos para orientações.

Endereços

Casa de Cultura IAO

Mutirão de orientação e inscrições do edital Prêmio João Balula – toda sexta-feira

Local: Avenida Natal, S / N – Comunidade Planalto Boa Esperança, bairro Valentina

Horário: manhã (a partir das 9h) e tarde (chegar até 12 h)

Telefones contato: (32) 98834. 9671 e (30) 3241. 9937

Associação Cultural Balaio Nordeste

Telef ones para agendamento: (30) 3021. 3165

(83) 98654. 6690 (whattsap)

Endereço: Av. Maciel Pinheiro, 28. Varadouro. Horários atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17 h (ligar para o calendário).

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Maria Franco


Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Veja Também

Últimas Notícias

Aterro do Flamengo ganha arena para prática de esporte e lazer

Arena Unimed Aterro oferece aulas gratuitas de diversas modalidades com inscrição online e infraestrutura completa para a prática de atividades

Ceia de Natal do Salete tem Pratos Clássicos do Restaurante Tijucano

As encomendas podem ser feitas por telefone (2264-5163 ou 2214-0408) até o dia 21, para o Natal, e até o dia 28, para o Réveillon.

Amir, tradicional restaura libanês de Copacabana, oferece ceias de Natal por encomenda

As encomendas podem ser feitas até o dia 22, para o Natal, e até o dia 29, para o Réveillon, e entregues em toda a zona sul.

Dani Calabresa detalha assédio sexual de Marcius Melhem em reportagem da Piaui

A primeira vez foi numa festa de confraternização da Globo. Dani Calabresa estava num palco de karaokê e o diretor Marcius Melhem tentou beijá-la à força

Ataques ransomware, a moda do momento

Criada em Ribeirão Preto e agora com cinco unidades no Rio de Janeiro, rede já inaugurou 32 unidade só em 2020 ao redor do Brasil

Horóscopo de sábado 05 de dezembro de 2020

Confira a previsão do horóscopo do dia 05 de dezembro de 2020 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Pré-matrículas para escolas estaduais começam nesta sexta

São mais de mil unidades com oportunidades disponíveis, e inscrições devem ser feitas pelo site www.matriculafacil.gov.br

Uerj completa 70 anos de historia

Instituição tem mais de 34 mil alunos e atua no desenvolvimento do estado

Ávine lança o álbum “Ávine Love” com o single “Melhor Que Eu”

Composto por 10 faixas, artista mostra que é eclético com versões de "Tá Vendo Aquela Lua", "Quando a Chuva Passar", "Mulher de Fases", "Pescador de Ilusões", "Primeiros Erros", entre outros sucessos

Bondinho do Pão de Açúcar recebe Papai Noel neste fim de semana

Durante todo o final de semana, o Papai Noel fará do Bonde de 1972, no Morro da Urca, o seu próprio Home Office. O novo quarto do Papai Noel estará em clima natalino, pronto para receber a todos para um encontro emocionante, mas com distanciamento social.

Diogo Nogueira lança o single “Bota Pra ar Tim Maia”

Foi assim com “Pé na Areia”, que desde o início parecia ter todos os ingredientes para ser um grande sucesso. E foi, ou melhor, ainda é o maior hit do cantor Diogo Nogueira, com mais de 60 milhões de views no YouTube.

Vasco da Gama pode demitir Sá Pinto e tentar a volta de Luxemburgo

Com mais uma campanha pífia no futebol, a diretoria do clube, que encerra seu mandato em janeiro, está pressionada e fez duras cobranças a comissão técnica e aos jogadores do elenco ainda no vestiário de São Januário.

Rio Music Market anuncia artistas selecionados para showcases

Anderson Primo, Imperador Sem Teto, Liz Rosa e Samba Nonsense farão apresentações no palco principal do Vivo Rio, com transmissão ao vivo gratuita e aberta ao público no canal oficial da Associação Brasileira da Música Independente no Youtube.
- Publicidade -