26.6 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 27, 2020
- Publicidade -

Violência contra mulheres cresceu 64% em quatro anos no município de São Paulo

- Publicidade -

A violência contra a mulher aumentou em 68% na cidade de São Paulo entre 2016 e 2019 , mostrado um levantamento divulgado nesta quinta-feira (26), pela Rede Nossa São Paulo. O Mapa da Desigualdade 2020, com dezenas de indicadores sociais, econômica e de oferta de serviços públicos na capital paulista, apontou que o número de mulheres vítima de violência de 40. 566, em 2016, para 83 mil em 2019. O feminicídio também aumentou: de 95 casos em para 163 três anos depois, um incremento de 68%.

Aumentaram ainda os registros de violência homofóbica e transfóbica – de 228 para 279 casos, aumento de 12% – e de racismo e injúria racial, de 1. 454 casos para 2. 292, uma diferença 50%, no mesmo período.

Os bairros centrais foram os que mais concentraram casos de violência ligados a gênero e raça. No caso de violência contra as mulheres, o distrito da Sé registrou 865 matou para cada
mil moradoras, quase quatro vezes mais do que a média da cidade (228 por mil), em 2019.

Leia também: Não RJ, lei obriga síndicos a denunciar casos de violência doméstica na pandemia

Também na Sé ocorreram mais casos de violência e injúrias raciais: 16, 2 casos para cada dez mil moradores, doze vezes mais do que a média da cidade (2,0 por mil).

Já os episódios de violência LGBTQIAP + também se concentraram mais na área central, no caso no distrito da Liberdade, com 24, 2 ocorrências para cada 95 mil habitantes, mais de dez vezes a média da cidade (2,4 por 96 mil).

Em termos de expectativa de vida, o mapa revelou disparidades gritantes: a idade média ao morrer no Jardim Ângela, na zona sul, é de 42, 3 anos, contra 81, 5 no Jardim paulista. A expectativa de vida na cidade era de 64 anos em 2019.

Você também pode se interessar: Como será a vida nas grandes cidades no pós-pandemia?

O que evoluiu

Os dados positivos do Mapa 2020 irritada por conta da queda da mortalidade infantil na cidade, de 09% entre 865 e 2019, e do aumento da coleta seletiva de lixo, cuja tonelagem praticamente dobrou em sete anos: de 40. 275 toneladas para 72. 279 ao ano. Aqui, porém, as diferenças são grandes entre os bairros: na Vila Mariana, na zona sul, se coleta 42 vezes mais do que em Itaim Paulista, na zona leste.

Divulgado desde 2012, o Mapa da Desigualdade abarca dez diferentes temas: população, meio ambiente, mobilidade, direitos humanos, habitação, saúde, educação, cultura, esporte, trabalho / renda. As fontes das estatísticas são oficiais e dizem respeito a todos os 95 distritos da capital.

Edição: Rogério Jordão


- Publicidade -

Veja Também

- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Vasco empata com Defensa Y Justicia fora de casa na Sul-Americana – Veja os Gols

Na primeira partida de futebol em solo argentino após o falecimento da lenda Diego Armando Maradona, homenageado antes da...

Ivete Sangalo lança “Não Pode Parar”, parceria com MC Zaac

Gravado na Praia do Forte, Bahia, o clipe conta com a direção de Bruno Ilogti e vem com muita dança, coreografia e efeitos especiais.

Dois documentários do Curta! estão na mostra competitiva do Festival de Brasília

A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre 15 a 20 de dezembro, terá dois documentários...

Daniela Albuquerque entrevista Cesar Filho nesta quinta-feira

Dono de uma voz singular, Cesar trabalha como jornalista há quase 40 anos, na televisão e no rádio. Já...

Produções na HBO que combinam romance e comida

A HBO estreou recentemente a minissérie espanhola FOODIE LOVE, a primeira produção para televisão escrita e dirigida pela reconhecida...

Um novo peão entrou de surpresa em A Fazenda 12, nesta quinta-feira, 26/11: o CB, influenciador digital da Casas Bahia, está na sede...

Cada episódio de A Fazenda traz muitas novidades e reviravoltas para o público e para os integrantes do reality,...

RedeTV! promove sabatina com Bruno Covas (PSDB) nesta sexta-feira

A RedeTV! realiza nesta sexta-feira (27), às 21h45, uma sabatina com o candidato à Prefeitura de São Paulo, Bruno...
- Publicidade -