29.3 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 27, 2020
- Publicidade -

Líder quilombola tem casa alvejada no PA: “Ela enfrenta a mineração”, explica filho

- Publicidade -

A casa de Sandra Amorim, liderança quilombola do Sítio São João, localizada em Barcarena (PA), foi alvo de três disparos de arma de fogo na noite da última quinta-feira 18)

A quilombola, que também é militante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), não estava em casa no momento do ataque e foi informada do ocorrido pelos vizinhos.

Sandra registrou um boletim de ocorrência na delegacia de polícia do distrito Vila dos Cabanos no mesmo dia do ocorrido. A casa continua com marcas de bala nas paredes e também nos cartazes políticos que estavam nas paredes. Ela é candidata ao cargo de vereadora pelo município de Barcarena.

Entenda o contexto: Atingidos pela mineração em Barcarena (PA) apontam contaminação e cobram mudanças em acordo

Samuel Amorim, filho de Sandra, e também militante do MAM conta que ele e a mãe foram surpreendidos com a situação.

“A gente estava em Barcarena em uma reunião partidária, aí o vizinho ligou perguntando se a gente estava em casa e eu falei que não. Foi quando perguntamos o porquê e ele disse ‘deram tiro na tua casa’. Quando chegamos em casa junto com os policiais, a gente viu que deu uns tiros na parede, uns tiros nos ‘candidatos’ dela “, relatou ao Brasil de Fato .

“Ela vai contra a mineração, contra até mesmo contra esses grandes empresários, contra o grande capital. Quando ela levanta a voz em algum lugar para falar, a gente está mexendo com os grandes “, completou Samuel.

Relembre: “Zona de sacrifício”: dois anos após o crime, Barcarena sofre com rejeitos da mineração



Sandra Amorim, na foto, com a camisa do MAM. / Sandra Amorim / Arquivo Pessoal

O MAM publicou, nesta sexta-feira (30), uma nota de repúdio ao ataque dizendo que a luta dos povos tradicionais em Barcarena é contra a hegemonia do poder econômico opressor e escravocrata e que os militantes, ao enfrentar as desigualdades e injustiças sociais na região, são perseguidos e ameaçados diariamente por representantes do “grande capital”.

“Sabemos que este não é um fato isolado, e sim associado a um processo de avanço do conservadorismo e acirramento de conflitos em territórios minerados no Brasil e em toda a América Latina. ameaça e do atentado sofrido pela companheira, o MAM repudia qualquer tentativa de silenciamento do povo que se levanta contra a ordem do capital mineral e seus defensores ”, diz a nota.

Edição: Rodrigo Chagas


- Publicidade -

Veja Também

Miley Cyrus lança novo álbum, “Plastic Hearts”, e vídeo com Dua Lipa

Miley Cyrus já havia liberado dois singles - "Prisoner", com participação de Dua Lipa, que foi acompanhada por um vídeo de rock descaradamente exagerado, com direção de Alana Oherlihy e Miley; além do hit "Midnight Sky".
- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Rio de Janeiro recebe selo de destino seguro da Organização Mundial do Turismo

Chamado de “Safe Travels”, o selo busca certificar destinos turísticos responsáveis quanto a protocolos de prevenção à Covid-19

Miley Cyrus lança novo álbum, “Plastic Hearts”, e vídeo com Dua Lipa

Miley Cyrus já havia liberado dois singles - "Prisoner", com participação de Dua Lipa, que foi acompanhada por um vídeo de rock descaradamente exagerado, com direção de Alana Oherlihy e Miley; além do hit "Midnight Sky".

STF reconhece a repercussão geral da cobrança do diferencial de alíquota (DIFAL) de ICMS

A situação com a qual nos deparamos hoje é que cada Estado possui uma regra diferente para tratar o mesmo caso concreto

Vasco empata com Defensa Y Justicia fora de casa na Sul-Americana – Veja os Gols

Na primeira partida de futebol em solo argentino após o falecimento da lenda Diego Armando Maradona, homenageado antes da...

Ivete Sangalo lança “Não Pode Parar”, parceria com MC Zaac

Gravado na Praia do Forte, Bahia, o clipe conta com a direção de Bruno Ilogti e vem com muita dança, coreografia e efeitos especiais.

Dois documentários do Curta! estão na mostra competitiva do Festival de Brasília

A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre 15 a 20 de dezembro, terá dois documentários...

Daniela Albuquerque entrevista Cesar Filho nesta quinta-feira

Dono de uma voz singular, Cesar trabalha como jornalista há quase 40 anos, na televisão e no rádio. Já...
- Publicidade -