26.6 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 27, 2020
- Publicidade -

Instituto homenageia Drummond, em São Paulo

- Publicidade -

O Instituto Moreira Salles promove hoje (31), em São Paulo, mais uma edição do Dia D – Dia de Drummond, em celebração ao aniversário do escritor Carlos Drummond de Andrade, que completaria 118 anos. Pela primeira vez, a programação será inteiramente online, em razão da pandemia de covid-19. Todas as atividades serão gratuitas e disponibilizadas em um site criado especificamente para o projeto.

Uma das atividades é conduzida pelo professor e músico José Miguel Wisnik e se fundamenta na forma como a mineração foi uma constante na obra de Drummond. Como referência para as três aulas que serão ministradas, Wisnik utiliza o ensaio A maquinação do mundo, no qual abordou o assunto. 

O objetivo do curso é transcender a identificação do tema nos escritos, levando os participantes a refletir sobre a atuação de mineradoras na atualidade, já que suas operações podem resultar em graves violações de direitos. 

Como exemplos ocorridos no Brasil, ou seja, realidade bastante próxima, podem ser citados os episódios que prejudicaram as populações de Mariana e Brumadinho (MG), que, devido à sua magnitude, ganharam repercussão internacional. No caso de Drummond, o foco era a chegada da Vale, então Companhia Vale do Rio Doce, a Itabira, sua cidade natal, que fica a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte.

Também serão exibidos dois filmes sobre o poeta moderno, por meio do site do evento. Com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e fotografia de Walter Carvalho, Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade reconta sua trajetória, processo entremeado por leituras de poemas, trechos de cartas, crônicas, diários e ensaios elaborados por ele. 

Já o filme Consideração do Poema reúne leituras de poemas de Drummond, feitas por intelectuais e artistas como Fernanda Torres, Jorge Mautner, Milton Hatoum, Laerte, Drica Moraes, Caetano Veloso, Nuno Ramos e Chico Buarque. A direção é de Eucanaã Ferraz, Flávio Moura e Gustavo Rosa de Moura e a fotografia, de Alexandre Wahrhaftig.

- Publicidade -

Veja Também

- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Vasco empata com Defensa Y Justicia fora de casa na Sul-Americana – Veja os Gols

Na primeira partida de futebol em solo argentino após o falecimento da lenda Diego Armando Maradona, homenageado antes da...

Ivete Sangalo lança “Não Pode Parar”, parceria com MC Zaac

Gravado na Praia do Forte, Bahia, o clipe conta com a direção de Bruno Ilogti e vem com muita dança, coreografia e efeitos especiais.

Dois documentários do Curta! estão na mostra competitiva do Festival de Brasília

A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre 15 a 20 de dezembro, terá dois documentários...

Daniela Albuquerque entrevista Cesar Filho nesta quinta-feira

Dono de uma voz singular, Cesar trabalha como jornalista há quase 40 anos, na televisão e no rádio. Já...

Produções na HBO que combinam romance e comida

A HBO estreou recentemente a minissérie espanhola FOODIE LOVE, a primeira produção para televisão escrita e dirigida pela reconhecida...

Um novo peão entrou de surpresa em A Fazenda 12, nesta quinta-feira, 26/11: o CB, influenciador digital da Casas Bahia, está na sede...

Cada episódio de A Fazenda traz muitas novidades e reviravoltas para o público e para os integrantes do reality,...

RedeTV! promove sabatina com Bruno Covas (PSDB) nesta sexta-feira

A RedeTV! realiza nesta sexta-feira (27), às 21h45, uma sabatina com o candidato à Prefeitura de São Paulo, Bruno...
- Publicidade -