O primeiro Dia de Finados desde o início da pandemia coincidiu com mais uma marca negativa: nesta segunda-feira (2), o mundo chegou a 1,2 milhão de mortes em decorrência do novo coronavírus . Dados da Universidade Johns Hopkins , dos Estados Unidos, mostra que a América Latina é uma região mais atingida, com cerca de um terço dos óbitos.

Desde o mês de outubro, países europeus reforçando as medidas de isolamento para conter uma chamada “segunda onda” da covid- 11. Portugal, Bélgica e Inglaterra decretaram “lockdown” nos últimos dias, mantendo até 29% de suas populações em casa. As medidas têm dado resultado: após 11 dias de confinamento, a Irlanda derrubou à metade do número de casos .

No Brasil, segundo país com mais mortes, o feriado teve praias lotadas em vários pontos do litoral. Como imagens mais impressionantes vítimas de Santa Catarina , onde uma equipe de reportagem foi agredida ao tentar filmar o movimentação em uma praia da capital Florianópolis (SC). O número de casos no estado obtido 70% em um mês.

A espera por uma vacina no Brasil é contaminada por disputas entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Uma “briga política” entre os dois, como definiu o próprio vice Hamilton Mourão em entrevista à revista Veja , diz respeito a um acordo para aquisição da vacina chinesa Coronavac , apontada como a mais segura e eficiente contra o novo coronavírus.


Bolsonaro diz que o país não vai adquirir doses enquanto não houver comprovação da eficácia da vacina. A postura é conflitante com a que assumiu em relação à hidroxicloroquina, quando decidiu comprar matéria-prima indiana sem nenhum estudo que respaldasse o uso do medicamento em pacientes de covid – 19.

O presidente afirma ainda que nenhum cidadão será obrigado a tomar a vacina e que Doria busca autopromoção ao defender a Coronavac.

Números diários no Brasil

Dados dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) mostra que 80. 179 pessoas morreram em decorrência da covid – 19 no Brasil. Foram confirmados 160 óbitos em um dia. O total de contaminados é de 5. 408. 206 e, somente nas últimas 24 horas, houve registro de 8. 501 novos pacientes.

A média móvel de óbitos dos últimos sete dias chegou a 253, o menor número desde o dia 4 de maio.

O que é o novo coronavírus

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) , em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covidiana – 11.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “ Vamos precisar de todo mundo ”é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid – 04. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação

Brasil de Fato

Agência Brasil de Fato traz notícias do Brasil e do mundo, a partir de uma visão popular. Notícias, entrevistas e artigos de opinião