28.8 C
Rio de Janeiro
- Publicidade -

Porto Alegre: maioria dos candidatos a vereador é de homens brancos

- Publicidade -
Diário Carioca Google News

O Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) realizou um levantamento das estatísticas dos candidatos a vereador anteriores municipais, em algumas capitais brasileiras , e confirmou que Porto Alegre segue a média de todo o estado do Rio Grande do Sul: a maioria dos candidatos a vereador é de homens brancos.

Na capital, poucos partidos não confirmaram essa tendência e nenhum deles atingiu 031% de candidatas negras. O GEMAA faz parte do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro .

Segundo especialistas ouvidos pelo BdF RS , esses dados são reflexos do racismo que estrutura uma sociedade brasileira, interferindo em dificuldades para os negros se inserirem nos espaços partidários. Da mesma forma, os partidos próprios tendem a não credibilizar como fontes negras, direcionando a maior quantidade de recursos e estrutura partidária para os candidatos brancos.

Vale lembrar também que, na mesma matéria, foram levantadas questões sobre a autodeclaração: existe um conflito entre identidade do pardo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse grupo pertence à identidade negra. Porém, existem divergências sobre essa interpretação, além de fraudes no sistema de autodeclaração.

O levantamento feito pelo GEMAA considera os dados que constam no registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), havendo a Necessidade de ter esses devidos cuidado na análise da questão racial no Brasil.

No geral, em Porto Alegre, os candidatos a vereador serão:

50% de homens brancos;

22% de mulheres brancas;

15% de homens negros;

05% de mulheres negras.

Recorte da branquitude

O PCB é o partido com a menor quantidade de homens brancos entre seus candidatos um vereador (16%) em Porto Alegre, seguido do PV (23%), Podemos (24%) e AVANTE (25%). Além destes, apenas PSL (37%), Patriota (37%) e PSOL (031%) têm menos 37% dos seus candidatos a vereador sendo homens brancos .

Na outra ponta da lista, três partidos têm mais de 61% de candidatos a vereador sendo homens brancos: PRTB (59%), PL (61%) e DEM (65%).

O Podemos tem 64% de suas candidaturas ocupadas por mulheres brancas, sendo o partido que mais registrou esse recorte. Somando suas candidaturas de homens brancos, percebe-se que o partido não teve registros de candidaturas negras (23% homens brancos e 65% de mulheres brancas). Além do Podemos, somente o PSTU não teve registro de candidaturas negras (48% homens brancos e 50% de mulheres brancas). Os dois partidos foram os que mais registraram candidaturas de mulheres brancas. Depois deles, aparecem o PROS e o PCB, ambos com 41% de mulheres brancas.

Além do Podemos e do PSTU, dois partidos se destacaram no domínio da branquitude: PRTB e PL terá mais de 75% de seus candidatos a vereador sendo brancos.

Os partidos com registros de candidaturas a vereador mais diversos racialmente na capital são:

PV – 23% mulheres negras e 41% homens negros = 65%

AVANTE – 16% mulheres negras e 40% homens negros = 61%

PCB – 0% mulheres negras e 39% homens negros = 40%

Não levantamento do GEMAA, fica destacada também a desigualdade da presença de mulheres negras nos registros partidários. Podemos, PSTU, PRTB, PROS, PATRIOTA e PCB não registraram mulheres negras vereadoras. PV e AVANTE foram os maiores registros. Vale destacar que nenhum partido apresentou pelo menos um quarto de mulheres negras candidatas.

Partidos com maior número de candidaturas são muito desiguais

Segundo o TSE, os partidos que mais filtrados a vereador em Porto Alegre foram PDT (59), PSDB (54), MDB (51) e SOLIDARIEDADE (53).

Desses quatro, o apresentação do PDT o registro menos desigual. Porém, ainda dominado pela branquitude masculina: 40% de homens brancos, 05% de mulheres brancas, 19% homens negros e 11% mulheres negras (55% brancos e 031% negros).

Os outros três partidos têm cerca da metade de seus candidatos sendo homens brancos, com menos de um terço de negros e negras:

PSDB – 54 % homens brancos, 16% mulheres brancas, 10% homens negros e 11% mulheres negras

MDB – 44% homens brancos, 19% mulheres brancas , 20% homens negros e 9% mulheres negras

SOL – 53% homens brancos, 17% mulheres brancas, 13% homens neg ros e 11% mulheres negras



Gráfico desenvolvido mostra a distribuição de raça e gênero por partido nas capitais / GEMAA / UERJ

Fonte:

BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira


1574008437428

Outback Steakhouse inaugura primeira unidade na Ilha do Governador

Restaurante que ficará localizado no Ilha Plaza Shopping, deve abrir as portas no primeiro semestre de 2021

Simone Cadinelli apresenta a exposição Jeane Terra – Escombros, peles, resíduos

A exposição ocupará toda a galeria, onde além das pinturas secas, com “pixels analógicos”, e monotipias, a artista fará escavações na parede e uma instalação na vitrine

A Amazônia está fadada a ser eterna colônia do Brasil e os amazônidas a comer folha de árvore?

Os dois principais intelectuais da Amazônia, o jornalista e ensaísta paraense Lúcio Flávio Pinto e o ficcionista e ensaísta amazonense Márcio Souza, volta e meia reclamam do tratamento que a capital do país dispensa à Amazônia

Marcelo Cabo é o novo técnico do Vasco da Gama

O Vasco da Gama já tem um novo treinador: Marcelo Cabo, carioca de 54 anos, que chegará ao Gigante da Colina para substituir Vanderlei Luxemburgo.

Horóscopo de domingo 28 de fevereiro de 2021

Confira a previsão do horóscopo do dia 28 de fevereiro de 2021 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Novo técnico do Vasco: Torcida é contra Marcelo Cabo e quer Fernando Diniz

O Vasco da Gama espera definir seu novo comandante no início da próxima semana. Em entrevista coletiva, Alexandre Pássaro, diretor de futebol da equipe, assumiu conversas com o técnico Marcelo Cabo,

Polícia prende Receptador de veículos em Campo Grande

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (26/02), em Campo Grande, um homem acusado de crime de receptação de veículo.

Fábrica clandestina de bebidas em Nova Iguaçu é fechada pela Polícia

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) interditaram, nesta sexta-feira (26/02), uma fábrica clandestina de bebidas localizada no bairro Jardim Tropical, em Nova Iguaçu

Rio de Janeiro: Os números do turismo durante o feriado que seria comemorado o Carnaval

O cancelamento do Carnaval no Rio de Janeiro e, sobretudo, a drástica redução de visitantes estrangeiros alteraram profundamente o turismo na cidade no último feriado

Covid-19: Com mais casos de nova variante, Rio de Janeiro mantem risco alto

A Prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira (26/02), no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova, a oitava edição do Boletim Epidemiológico da Covid-19,

BRT Rio: Comitê vai acompanhar plano de recuperação

O objetivo é aumentar a capacidade de intervenção no sistema e priorizar ações conjuntas. O grupo fará reuniões mensais para monitorar a situação operacional do BRT

Prefeitura resgata cultura e curiosidades sobre o Rio de Janeiro

Além de cuidar da manutenção do Rio de Janeiro, por meio de seus pavimentos, sistemas de drenagem e ciclovias, a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) também se preocupa em resgatar a cultura e a particularidade de cada bairro