21.1 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 27, 2020
- Publicidade -

Sete das nove capitais nordestinas vão decidir os prefeitos em 2º turno

- Publicidade -

Na região Nordeste, partidos de centro e de esquerda estão presentes nas cidades que disputarão o segundo turno. As capitais da região destacaram-se algumas particularidades que refletem tanto a política local quanto as tendências nacionais.

“O Nordeste reproduz as duas linhas principais para as mudanças no país. A primeira linha é uma avaliação negativa da atuação do Governo Federal, do Bolsonaro e do bolsonarismo no contexto da pandemia. Nesse sentido, houve uma tendência na região a premiar os bons gestores da pandemia. ”, Afirma Marcos Paulo Campos, cientista social e professor da Universidade do Vale do Acaraú (CE).

“É a vitória de uma frente de esquerda realizada por um lado entre PT e PSOL, que levou a um segundo turno com Marília Arraes com a possibilidade de eleger a primeira mulher prefeita do Recife, e também de ter isolado à direita, seja ela a que se aliou ao campo bolsonarista ou não ”, analisa Rud Rafael, coordenador nacional do MTST e integrante da Frente Povo Sem Medo (PE).

Leia também : Com 17 candidatos no 2º turno, PT e PSOL ganham terreno nas 100 maiores cidades

Rud Rafael avalia também como associações com o bolsonarismo em Pernambuco no primeiro turno: “A direita tentou se vincular à figura de Bolsonaro e do Sérgio Moro e saiu derrotada, e acho que isso é uma sinalização muito importante para o Nordeste e para o Brasil ”.

No entanto, o exemplo de Recife não é regra para todos os estados da região. Na capital do Ceará, o candidato bolsonarista Capitão Wagner, do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), disputa o segundo turno com José Sarto do Partido Democrático Trabalhista, candidato ligado ao campo progressista. Veja na reportagem:

“Os candidatos apoiados por Bolsonaro no Nordeste não lograram êxito com essa identificação, exceto, por exemplo, o caso de Fortaleza, mas por uma conjuntura particular, porque o candidato também tem, digamos assim, uma existência própria, ele já existe na política do Ceará e de Fortaleza bem antes do Bolsonaro ”, observa o cientista social, que ressalta: A relação com o Bolsonaro é mais recente e que ele não provocou tanto ao longo da campanha, ele acabou se instruindo como professor, tentando ter uma fala mais dirigida a muitos públicos da cidade e não somente ao público do bolsonarismo ”.

“ Nilvan é completamente aliado de Bolsonaro, já Cícero Lucena anunciar a declaração do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, de que estava aqui em João Pessoa apoiando na campanha caso ele fosse para o segundo turno ”, disse Heloisa de Sousa, jornalista e integrante Frente Brasil Popular ( PB), que analisa o contexto político na capital.

:: Artigo | Recolhendo cacos: o resultado do primeiro turno em João Pessoa (PB) ::

“O cenário aqui na Paraíba já apontava um certo crescimento do bolsonarismo, digo isso porque a capital paraibana, João Pessoa, foi a com maior aprovação do Governo Bolsonaro. Por outro lado, a esquerda não conseguiu colocar em prática uma frente alinhada com as pautas defendidas pelos progressistas como aconteceu em outros estados brasileiros ”, avalia.

No Nordeste, sete das nove capitais vão decidir os seus prefeitos no segundo turno. Apenas foram eleitos prefeitos no primeiro turno em Salvador, da Bahia, com Bruno reis do Democratas (DEM); e Natal, do Rio Grande do Norte, com Álvaro Dias do Partido Social Democracia Brasileira (PSDB).

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga e Rebeca Cavalcante



- Publicidade -

Veja Também

- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Vasco empata com Defensa Y Justicia fora de casa na Sul-Americana – Veja os Gols

Na primeira partida de futebol em solo argentino após o falecimento da lenda Diego Armando Maradona, homenageado antes da...

Ivete Sangalo lança “Não Pode Parar”, parceria com MC Zaac

Gravado na Praia do Forte, Bahia, o clipe conta com a direção de Bruno Ilogti e vem com muita dança, coreografia e efeitos especiais.

Dois documentários do Curta! estão na mostra competitiva do Festival de Brasília

A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre 15 a 20 de dezembro, terá dois documentários...

Daniela Albuquerque entrevista Cesar Filho nesta quinta-feira

Dono de uma voz singular, Cesar trabalha como jornalista há quase 40 anos, na televisão e no rádio. Já...

Produções na HBO que combinam romance e comida

A HBO estreou recentemente a minissérie espanhola FOODIE LOVE, a primeira produção para televisão escrita e dirigida pela reconhecida...

Um novo peão entrou de surpresa em A Fazenda 12, nesta quinta-feira, 26/11: o CB, influenciador digital da Casas Bahia, está na sede...

Cada episódio de A Fazenda traz muitas novidades e reviravoltas para o público e para os integrantes do reality,...

RedeTV! promove sabatina com Bruno Covas (PSDB) nesta sexta-feira

A RedeTV! realiza nesta sexta-feira (27), às 21h45, uma sabatina com o candidato à Prefeitura de São Paulo, Bruno...
- Publicidade -