Dentista na Barra da Tijuca – Com tantas opções, como os cariocas conseguem escolher o melhor?

Ao fazer uma busca por dentista na Barra da Tijuca, por exemplo, o Google apresenta mais de 20 opções

Ir ao dentista pode ser um momento de bastante felicidade, seja para fazer um clareamento, colocar próteses ou para fazer procedimentos estéticos, mas também é motivo de apreensão para uma parcela considerável das pessoas, que se arrepia só de pensar no barulho do motorzinho.

Apesar dos medos e ansiedades relacionadas ao assunto, ir ao dentista regularmente pode evitar problemas dolorosos e riscos significativos para a saúde, mas como saber qual o melhor dentista quando há diversas opções na mesma região?

Ao fazer uma busca por dentista na Barra da Tijuca, por exemplo, o Google apresenta mais de 20 opções. Como saber onde você será melhor atendido, pagará um preço justo e poderá contar com suporte do profissional caso tenha qualquer problema?

Algumas dicas podem ajudar na escolha do melhor consultório odontológico, tanto na Barra quanto em qualquer outra região onde existam muitos dentistas e seja difícil tomar a decisão de onde procurar atendimento.

Procure por reclamações e processos judiciais

Uma forma muito simples e rápida de conseguir ter uma ideia de como funciona o atendimento de um consultório odontológico é fazer uma pesquisa em portais de opiniões como o “Reclame Aqui”, olhar a página da clínica no Facebook e no Instagram e, se possível, fazer uma pesquisa em um site como o Jus Brasil, onde é possível verificar se a clínica possui condenações judiciais.

O mesmo vale para o nome do profissional. Com uma busca rápida, é fácil descobrir se o profissional já foi condenado em algum processo relacionado à sua profissão e dessa forma já é possível eliminar algumas opções e contar apenas com as que contam com bom histórico.

Procure por recomendações

No próprio Google é possível verificar se há avaliações e recomendações de outros pacientes do consultório odontológico e vale a pena tirar uns minutos para ler as opiniões de quem já foi atendido pela clínica ou profissional.

Na página do Facebook e do Instagram também é possível encontrar opiniões de clientes, mas essas não são as únicas formas de conseguir opiniões.

Nas comunidades ou grupos do Facebook também é possível solicitar opiniões a outras pessoas da região. No caso da Barra da Tijuca, é perfeitamente possível localizar um grupo local e perguntar na comunidade se os participantes podem indicar alguma clínica ou se tem algum lugar que não indicam que você vá.

Considerando que você já tenha feito a busca por reclamações e condenações, fica mais fácil validar as sugestões que receber nas redes sociais.

Se informe sobre a tecnologia aplicada

A odontologia já evoluiu muito e muitas práticas antigas não precisam mais ser utilizadas, seja pela dor ou estresse que causam ao paciente ou pelo resultado que pode ser superior com o uso de tecnologias mais avançadas.

Anestesia sem agulha, impressão 3D e radiologia digital são algumas das técnicas que podem ser utilizadas no atendimento ao paciente, seja por serem mais ágeis, mais precisas ou menos desconfortáveis.

Algumas clínicas oferecem informações por telefone, enquanto em outras o paciente precisará se informar pessoalmente, porém, é perfeitamente possível conhecer os procedimentos e as tecnologias que serão utilizadas antes de realizar o procedimento, e como no caso da Barra da Tijuca as clínicas ficam relativamente próximas umas das outras, é possível visitar mais de uma no mesmo dia e conversar com os profissionais da recepção ou com os dentistas responsáveis antes de se submeter a qualquer procedimento.

Analise a estrutura da clínica

É perfeitamente possível que um bom profissional esteja mal alocado, porém, quando você não tem nenhuma indicação e precisa escolher uma clínica odontológica entre mais de 20 opções, é perfeitamente aceitável que você leve em conta a estrutura física da clínica para fazer a sua escolha.

A higiene dos banheiros, dos assentos, a disponibilização de sabonete, álcool gel, ar-condicionado e estacionamento, por exemplo, demonstram que a clínica investe em conforto e segurança para seus pacientes, o que pode ser um diferencial decisivo para a escolha